InternetData CenterAssinante

Odontologia: alunos da Unesc iniciam atendimento em pacientes da UTI do HSJ

Odontologia: alunos da Unesc iniciam atendimento em pacientes da UTI do HSJ
Por Redação Engeplus Em 19/08/2017 às 09:07

Os serviços de cirurgia buco maxilo facial do Hospital São José e Unesc, de Criciúma, firmaram um novo convênio. A parceria inicia em setembro e oferecerá atendimento de profilaxia em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O atendimento consiste em realizar todo processo necessário de higiene bucal nos pacientes adultos internados nas UTI's.

De acordo com o coordenador do projeto e cirurgião buco maxilo facial, Eron José Baroni, a higiene é o cuidado prestado para restaurar e manter o equilíbrio microbiológico da cavidade bucal. “A finalidade do procedimento é limpar dentes, língua, gengivas, mucosas, tubo endotraqueal e qualquer outro dispositivo presente na cavidade bucal. Gostaríamos de implementar a rotina de higienização bucal por equipe multiprofissional - Medicina, Enfermagem e Odontologia”, ressalta o especialista.

Baroni enfatiza ainda a importância em manter a cavidade bucal limpa, o que contribui na redução e colonização da orofaringe e, consequentemente, evita a contaminação da traqueia; detecta focos infecciosos e lesões de mucosa, presença de corpo estranho, dor em região orofacial ou dificuldade na movimentação mandibular; diminui os riscos de infecção respiratória (pneumonias, por exemplo); além de proporcionar conforto e bem estar aos pacientes.

O processo de higiene oral já é uma constante diária nestes pacientes, realizada pela equipe de Enfermagem no setor de UTI; porém, o procedimento que será adotado a partir de agora integra outras práticas realizadas somente por odontólogos. “Tenho certeza que o trabalho dos acadêmicos nos pacientes será muito significativo. Comprometidos com qualidade na assistência, creio que anseiam promover um atendimento integral; conseguindo, desta forma, minimizar os riscos de complicações e tempo de hospitalização dos internados”, ressalta a enfermeira responsável pela UTI do HSJosé, Amanda Cândido.

Colaboração: Katia Farias/Comunicação Hospital São José