navegue nos blocos da capa

Saúde

cigarro

Morro da Fumaça dá início a programa antitabagismo

Grupos estão sendo organizados em diversos bairros

17
JUN
2017
| 20h10
20h10
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Sob a ótica da promoção da saúde, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, a equipe de Estratégias de Saúde da Família (ESF), em parceria com o Ministério da Saúde, vem organizando grupos de controle do tabagismo. O programa tem por objetivo reduzir a prevalência de fumantes e as doenças relacionadas ao consumo de derivados do tabaco.

Segundo a secretária de Saúde, Sônia Rocha, este é um trabalho em conjunto de promoção à saúde dos fumacenses. “A formação de grupos terapêuticos se propõe a ajudar as pessoas a parar de fumar recuperando a saúde, vivendo com mais qualidade de vida, minimizando os malefícios causados pelo tabaco. Queremos contribuir para que os participantes tenham hábitos saudáveis”, afirma.

Os grupos estão sendo organizados na Unidade Central, no Distrito de Estação Cocal, nos bairros Naspoline, Graziela, Valsech e Cohab. “As pessoas podem procurar por estas unidades e receberão as informações necessárias. Hoje, todas as ESF estão aptas a realizarem os grupos. Cohab e Central já iniciaram o projeto, Distrito inicia na semana que vem e até o final do mês esperamos adesão nas outras unidades”, finaliza a secretária.

O vício - O tabagismo é um problema de saúde pública que afeta milhares de brasileiros em todas as faixas etárias, atingindo todas as classes sociais, sexos e religiões, com alto índice de morbimortalidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, 95% das mortes por câncer de pulmão, 45% de todas as mortes por câncer e 25% das doenças cardiovasculares são causados pelo cigarro.

Colaboração: Kênia Casagrande/Comunicação Morro da Fumaça

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Alunos realizam visitas guiadas aos laboratórios do Colégio UniversitárioQuatro empresas na licitação da SC-445De Criciúma, a mobilização pelo PRONA em SCPrefeito aponta desespero da cidade sem a JBSJovem fica gravemente ferida após capotamentoMais de 50 mil km sobre duas rodas