InternetData CenterAssinante

Hospital São José realiza mutirão de reconstrução mamária

Hospital São José realiza mutirão de reconstrução mamária
Por Redação Engeplus Em 26/10/2017 às 12:00

Durante todo o mês de outubro inúmeras atividades foram desenvolvidas dentro do Hospital São José para trazer conscientização as pessoas sobre o combate ao câncer de mama. Finalizando estes trabalhos, o hospital por meio de uma equipe de cirurgia plástica realiza neste final de semana uma nova edição do mutirão de reconstrução de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quatro mulheres que tiveram câncer de mama passarão pelo procedimento. A compra das próteses foi possível devido ao apoio da Empresa Ufo Way de Criciúma. As cirurgias serão realizadas com mulheres que já passaram pela mastectomia para tratar o câncer de mama, porém, não conseguiram por algum motivo fazer a reconstrução.

Procedimentos de reconstrução de mama, acontecem regularmente no hospital, este ano já foram realizadas 16 cirurgias. No Hospital São José os parceiros neste mutirão são os médicos cirurgiões plásticos Fabrício Justi Kalô e Fernanda Carboni Buss Porto Leite.

“As pacientes foram selecionadas a partir de listas de espera da Secretaria Estadual de Saúde, obedecendo ao critério cronológico, ou seja, pacientes que aguardam há mais tempo pela reconstrução tiveram preferência. A partir daí, foram chamadas e avaliadas por critérios clínicos para decidir qual a melhor técnica de reconstrução e a possibilidade de inclusão no mutirão”, ressalta o especialista.

Segundo o cirurgião, a reconstrução é algo muito importante para vida da paciente, pois significa o fim do tratamento. Com a reconstrução da mama a mulher vai esquecer toda dor e sofrimento que viveu, quando precisou amputar parte de seu corpo. “O câncer passa a ser página virada na vida delas e podem voltar a vida normal, com cicatrizes, mas com a sua identidade como mulher restabelecida”, finaliza Kalô.

Colaboração: Kátia Farias / Comunicação Hospital São José