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Saúde

Criciúma

Fim de semana foi de conscientização sobre o sono

Semana Nacional do Sono aconteceu em diversas cidades do país

19
MAR
2017
| 16h56
16h56
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
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Divulgação

Mais de 100 pessoas compareceram nesse fim de semana na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, na ação em alusão à Semana Nacional do Sono. Diversas atividades foram realizadas durante a última semana em vários centros do país por intermédio da Associação Brasileira do Sono (Absono). Liderado pelo médico pneumologista e especialista em medicina do sono, Fábio José Fabrício de Barros Souza, Criciúma não ficou de fora e teve sua atividade realizada nesse sábado, 18.

Quem passou pela Praça Nereu Ramos foi submetido a um questionário aplicado por acadêmicos de Medicina da Unesc. Mediante as respostas, foi possível traçar qual distúrbio o paciente possuí e encaminhá-lo para os tratamentos que possam amenizar a doença.

Há mais de 25 anos sofrendo com insônia, Derli Gomes Tomé não deixou de comparecer na ação promovida em parceria com a Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia (Acapti), Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC), Associação Brasileira do Sono (Absono) e a Secretaria Municipal de Saúde.

“Gostaria muito de encontrar uma forma de dormir melhor. Acordo todas as noites por volta das 4 horas e não consigo mais dormir. Este distúrbio afetou até a minha vida profissional. Deixei de trabalhar como zeladora por conta do cansaço que sentia no dia seguinte”, destaca a moradora de Criciúma, de 54 anos.

De acordo com o especialista em medicina do sono, 50% da população brasileira possui algum distúrbio, sendo os mais comuns a apneia obstrutiva e a insônia. “Um em cada três pessoas sofre com apneia e metade dos brasileiros sofre de insônia. Esta redução ou perda da qualidade do sono impacta diretamente na vida do cidadão, prejudicando sistemas fisiológicos do organismo, aumentando o risco de doenças e acidentes”, alerta Souza.

Os distúrbios podem desencadear problemas cardíacos, ganho de peso corporal, queda no sistema imunológico, aumento de dores pelo corpo, além de afetar a sexualidade, a aparência, o humor, a memória e a atenção do indivíduo. Porém, a boa notícia é que os tratamentos têm garantido melhoras significativas para estes quadros.

Instruída pela filha sobre as orientações em relação ao sono na Praça, a aposentada Maria de Lurdes Figueiredo, de 74 anos, não deixou de comparecer na ação. “Há muitos anos não tenho uma boa noite de sono. Queria entender o porque isso acontece e como posso fazer para que o meu sono seja mais saudável”, destaca.

O especialista lembra que uma boa dica para evitar transtornos do sono é fazer a chamada higiene do sono, que consiste em alguns passos simples antes de dormir. Veja abaixo:

1 – Evitar derivados da cafeína (café, chá, chimarrão, refrigerante, energéticos e outros) após as 18 horas;

2 – Evitar luminosidade como luz branca, televisão, celular, tablets, de 2 a 4 horas antes de dormir;

3 – Abstrair. Fazer um check list com tudo o que você precisa fazer no dia seguinte, e depois disso esquecer dos compromissos e relaxar;

4 – Ir para a cama apenas quando estiver com sono. Se quiser ler um livro antes de dormir, tente fazer isso em outro ambiente, longe da cama;

5 – Deixar o quarto climatizado e escuro, para tornar a noite de sono mais agradável;

6 – Evitar atividades físicas até 4 horas antes de dormir;

7 – Tirar uma soneca de 20 a 30 minutos depois do almoço. Isso não é recomendado, no entanto, para os insones;

8 – Evitar bebida alcoólica ou comer muito antes de dormir;

9 – Ansiolíticos podem interferir na qualidade do sono. Quem toma este tipo de medicamento deve entrar em contato com o médico e alertá-lo sobre as noites mal dormidas.

Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação

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