navegue nos blocos da capa

Saúde

verão

Dias quentes exigem alimentação leve e muita hidratação

Perda de líquidos e sais minerais do corpo podem afetar as pessoas de diversas maneiras

11
JAN
2017
| 10h31
10h31
Douglas Saviato
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Secom/Arquivo

Com as altas temperaturas e o ar abafado do verão, é comum sentir o mal-estar causado pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Essa perda, chamada de desidratação, pode afetar as pessoas de diversas maneiras. Para algumas, ela se manifesta de forma mais moderada, causando sede excessiva e boca seca. Em outros casos é mais severa e exige cuidados médicos.

“A desidratação moderada, geralmente, causa boca seca, sede, pele seca e, eventualmente, tonturas, sendo possível tratá-la com a reposição de líquidos via oral. Na severa, a sede é muito intensa, pode haver febre a pressão sanguínea fica baixa e os batimentos cardíacos aumentam. A pessoa pode ter delírios e ficar inconsciente”, informa o chefe do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Celso Ramos, Valter Araújo.

A principal maneira de evitar a desidratação é bebendo muito líquido. Alimentos leves e ricos em água, como frutas e verduras, também contribuem para manter a hidratação do corpo.

O ambiente também pode influenciar em casos de desidratação. “É importante sempre se manter em locais ventilados e frescos, protegido do sol excessivo”, explica Valter Araújo.

É recomendado que se beba ao menos três litros de água por dia, mas essa quantidade varia de uma pessoa para outra. Em caso de desidratação, é importante repor o líquido perdido, além de manter uma dieta leve, evitando alimentos gordurosos ou com muito sal, bebidas alcoólicas e cafeína.

Colaboração: Governo do Estado de Santa Catarina 

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
​​Audiência no Banco Mundial discute investimentos para Santa CatarinaCriciúma unida pela magia do NatalCrianças receberão bonecas de pano neste domingoPolícia Civil De Criciúma em FestaGrupo Forauto realiza campanha Natal em DobroApós inauguração, trânsito é liberado no acesso Içara - Criciúma