InternetData CenterAssinante

Radioterapia do HSJosé é o único que realiza radiocirurgia na região

Equipamento implantado em maio zerou filas na instituição
Por Douglas Saviato Em 15/06/2016 às 13:20

Com a implantação do novo acelerador linear do Hospital São José, de Criciúma, inaugurado em maio de 2015, além de eliminar as filas de espera para pacientes oncológicos que necessitam de radioterapia, o HSJosé já realizou inúmeros procedimentos de radiocirurgia.

O procedimento é uma radioterapia com extrema precisão, no qual é realizado somente uma única dose de radiação ao invés das quatro a seis semanas habituais de tratamento. Evita ao paciente, cortes, anestesia ou internação em hospital. É realizado pelo próprio médico radio-oncologista.

O novo acelerador do Hospital São José é o equipamento de radioterapia mais moderno instalado em Santa Catarina e permite realizar várias modalidades de radioterapia, como radioterapia com feixe de elétrons, radioterapia conformada 3-D, radioterapia de intensidade modulada (IMRT) e radiocirurgia. Felipe Kuhnen é médico radio-oncologista e coordenador do Serviço de radioterapia no HSJosé. Segundo o especialista, o procedimento não é indicado para todos os pacientes.

“A radiocirurgia é indicada para pacientes com uma ou até três metástases cerebrais, tumores benignos do cérebro e tumores iniciais de pulmão, entre outros. Aqui no Hospital São José temos realizado de uma a duas radiocirurgias por semana e somos o único a oferecer este tipo de tratamento no Sul de Santa Catarina”, explica Kuhnen.

Com a instalação do novo acelerador foi possível dobrar o número de pacientes atendidos no serviço. Hoje, cerca de 140 pacientes realizam radioterapia diariamente, este número, supri toda a demanda do Sul do Estado e zerou a fila de espera. O novo Acelerador Linear do HSJosé, entrou em funcionamento para atender cerca de 70 pacientes a mais, que necessitam de atendimento no serviço de radioterapia da instituição.

O HSJosé já estuda a possibilidade de adquirir um terceiro equipamento, que deve substituir o primeiro acelerador linear inaugurado em 1995. O serviço de radioterapia do HSJosé está instalado no serviço de Diagnóstico por Imagem, que conta com um moderno complexo tecnológico dirigido por uma equipe de médicos, tecnólogos e técnicos integrados num único objetivo: oferecer à população de Criciúma e região o serviço de diagnóstico por imagem completo, moderno, eficiente e humano.

São aproximadamente 36 tipos de exames realizados. O serviço de radioterapia possuí desde sua implantação o certificado técnico junto a Anvisa, para garantir o funcionamento de serviços de radioterapia, visando a defesa da saúde dos pacientes, dos profissionais envolvidos e do público em geral. A RDC/Anvisa nº 20, é uma regulamentação de 02 de fevereiro de 2006.