InternetData CenterAssinante

Maternidades poderão contar com a presença de doulas

A presença da doula no parto é um gesto de humanização e segurança para os pais
Maternidades poderão contar com a presença de doulas
Foto: Divulgação
Por Mariana Noronha Em 16/01/2016 às 15:06

Foi sancionado nessa sexta-feira, dia 14,  o Projeto de Lei 208/13 que permite a presença da doula nos hospitais e maternidades de todo o estado, um passo muito importante para a humanização do parto. A doula é uma profissional que traz à futura mamãe, amparo, coragem e segurança durante a gestação, no trabalho de parto, parto e pós parto. 

A sanção da lei é uma vitória para as mulheres, conforme Francielle Silvano Cardozo, doula há quatro anos, uma das fundadoras do Inanna Apoio Materno, possui formação em fisioterapia e especialização em uruginecologia,. 

"As doulas praticamente todas elas vivenciaram o parto e o nascimento de alguma forma, e conhecem todos os aspectos globais e integrais que o parto significa na vida de uma mulher", explica.  

São momentos muito intensos que antecedem o nascimento de um filho, momentos esses em que o que a mulher precisa estar muito segura e amparada. "E a doula tem essa função de dar esse amparo um a um, esse conforto emocional e físico, durante o trabalho de parto, o parto e o pós parto", aponta Francielle. 

Menos riscos para o bebê e a mamãe 

Segundo Francielle a doula não substitui nenhum outro profissional das equipes de saúde de centros obstétricos. Isso porque a função dela não é especificamente técnica, é uma função de vínculo afetivo e confiança.  

"A doula acompanha geralmente desde a gestação, e se vincula com essa mulher para estar junto com ela durante o trabalho de parto. A confiança que a doula passa muitas vezes é decisivo no resultado desse parto dela conseguir ou não parir de forma natural", aponta. 

A presença da doula nas maternidades, conforme Francielle, diminui o índice de mortalidade infantil, diminui o pedido de anestésicos e analgésicos durante os trabalhos de parto, diminui o índice de complicações durante o trabalho de parto, de cesariana e aumenta a satisfação das mulheres com o próprio parto. 

Mais informação e conhecimento do momento do parto 

As mulheres acompanhadas por doulas recebem informações técnicas sobre o parto, fisiologia do parto, como ele funciona, quais os sinais, o que é um trabalho de parto verdadeiro e ativo. 

"São essas informação que contribuem para que as mulheres e os maridos fiquem mais seguros e preparados. E eles sabem o que vão passar, sabem que um parto pode levar de 14 a 20 horas", acrescenta Francielle. 

Poucos hospitais permitem a presença da doula na Região 

Infelizmente ainda são poucos os hospitais que permitem a presença da doula na região. Com a Lei Estadual, Criciúma, por exemplo, tem muito a ganhar.  

Já foram realizados diversos partos com acompanhamento de doulas em Criciúma, no entanto, segundo Francielle, era preciso que o médico solicite a entrada das profissionais. O Hospital São Donato de Içara, foi o primeiro a abrir as portas para doulas de toda região.  

"Ainda são poucos os médicos aqui que tem formação, o olhar, e a prática da humanização do parto. A doula é uma peça chave na humanização do parto, profissionais que já tem esse olhar mais atualizado já tem a consciência de que a doula facilita o trabalho deles", aponta. 

O trabalho da doula vem para a comunidade para empoderar as mulheres, e faze-las se sentir mais  seguras da sua capacidade de parir. 

O projeto de lei 208/13 foi aprovado na última sessão da Assembleia Legislativa de 2015, dia 16 de dezembro, e é de autoria dos deputados Darci de Matos (PSD) e Angela Albino (PCdoB). Clique aqui e confira detalhes da Lei.