InternetData CenterAssinante

Ambulatório de Feridas será inaugurado na Unesc

Espaço vai agregar no desenvolvimento da saúde regional
Ambulatório de Feridas será inaugurado na Unesc
Por Amanda Garcia Ludwig Em 22/07/2016 às 14:26

Mais um espaço de saúde voltado à comunidade será inaugurado na Unesc. É o Ambulatório de Feridas, que tem o intuito de atender a demanda crescente de Criciúma. O espaço está localizado junto ao Serviço de Enfermagem das Clínicas Integradas. Trata-se de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Criciúma, que fará atendimento as pessoas com feridas complexas provenientes da Rede de Atenção em Saúde do município.

Na região de Criciúma, dos 200 pacientes diagnosticados com feridas, metade tem feridas complexas, que requerem cuidados especiais, com orientações e métodos específicos.  É considerada ferida toda interrupção da integridade e das funções dos tecidos do corpo. Elas podem ser agudas ou crônicas. A cicatrização envolve um processo complexo de eventos celulares e bioquímicos e, qualquer falha, pode resultar no retardo do fechamento da lesão.

Instalação de um espaço específico
 
A Unesc, por intermédio do curso de Enfermagem, já atua no processo de tratamento de feridas há quatro anos, por meio do desenvolvimento de pesquisas, do atendimento nas Clínicas Integradas e do fortalecimento da formação dos estudantes e profissionais da área da saúde. Com o aumento das atividades, a visão de um cuidado integral mobilizou a instalação de um espaço específico.

Segundo a diretora da UNA SAU, Indianara Becker, o ambulatório fortalece o desenvolvimento da saúde da região. “Os municípios muitas vezes não têm esse serviço especializado para oferecer aos seus pacientes. Dentro da Universidade, não só os profissionais de Enfermagem se envolvem no trabalho, mas também as diversas áreas da saúde. Que contribuem de forma diferencial com a comunidade, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão”, comentou a professora.

Colaboração: Mayra Lima / Unesc