InternetData CenterAssinante

Hospital São José realiza mutirão de cirurgias

Serão atendidas 18 crianças e adolescentes
Hospital São José realiza mutirão de cirurgias
Foto: arquivo engeplus
Por Redação Engeplus Em 03/05/2016 às 12:37

Neste sábado, dia 7, o Hospital São José de Criciúma inicia um mutirão de cirurgias pediátricas. A ação acontece em todo país por meio da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe). A equipe de cirurgiões pediátricos, de anestesiologistas e de enfermagem estarão juntos na ação, atendendo e dando o suporte necessário para crianças e adolescentes que aguardavam na fila.

São procedimentos diversos, como: fimose, correção de hérnia inguinal, orquidopexia e correção de hipospadia. “O objetivo do mutirão é diminuir as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) e alertar sobre a importância do atendimento especializado a crianças e adolescentes”, enfatiza o médico cirurgião pediátrico, Christian Escobar Prado, que atuará no mutirão deste sábado.

A equipe é formada pelos cirurgiões pediátricos: Airton Varela, Rodrigo Demétrio e Christian Escobar Prado. Os anestesiologistas Fernando e Rui Guedin, além da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico trabalharão em conjunto para atender os 18 pacientes agendados no mutirão.

Os pacientes foram selecionados por meio da fila única da secretaria municipal de saúde, e como nos outros eventos, serão realizados com todos os protocolos de segurança e cuidados que são padrão do Hospital São José.

Segundo o médico, normalmente são realizadas entre 20 e 25 cirurgias por mês. “Com o mutirão queremos garantir o procedimento para mais 18 crianças, ultrapassando a marca mensal. Desta forma, queremos diminuir a fila de espera”, aponta Prado. As cirurgias iniciam a partir das 7 horas. Para os demais pacientes ainda não há data marcada para cirurgia, mas novos mutirões serão agendados para dar sequência a ação.

Colaboração: Katia Farias/Comunicação Hospital São José