InternetData CenterAssinante

Municípios do Sul do Estado receberão kits de telediagnóstico em dermatologia

Aparelhos serão entregues na próxima quarta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing
Municípios do Sul do Estado receberão kits de telediagnóstico em dermatologia
Foto: Divulgação/21ª SDR Criciúma
Por Redação Engeplus Em 22/06/2015 às 20:24

Visando qualificar a triagem nos atendimentos, oito municípios da 21ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma receberão, na próxima quarta-feira, dia 24, um kit de telediagnóstico em dermatologia. Com o aparelho, será possível fazer uma triagem de casos antes de encaminhar as situações para a fila de espera da especialidade.

De acordo com um dos responsáveis pelo setor de apoio operacional da Coordenação de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde, Ascendino Roberto dos Santos, esta é uma das ofertas para qualificação de encaminhamentos. “Os kits contam com uma máquina fotográfica, um dermatoscópio e um adaptador. Com a ferramenta, e através da internet, é possível saber o laudo do caso, para analisar, já na unidade de saúde, se há necessidade de a pessoa ir para a fila de espera por uma consulta com dermatologistas, ou se a situação pode ser resolvida no local”, explica.

Em quase 10 anos de serviço, a triagem dos encaminhamentos por atendimento em dermatologia pela Telemedicina, tem diminuído a fila em aproximadamente 65%. “Isto significa menos tempo de espera e maior eficiência da unidade básica. A qualificação do encaminhamento é importante, porque existe muita gente na fila que não precisaria estar lá”, completa Santos.

A meta de implantação do Governo do Estado é alcançar a cobertura de pelo menos um ponto de envio de exames por município. “Doenças como o câncer de pele poderão ser identificadas ainda nas unidades de saúde, e com isso, tratadas com mais celeridade. Assim, as filas diminuirão e, por consequência, as pessoas conseguirão ganhar mais qualidade de vida”, argumenta a gerente Regional de Saúde, Lisiane Tuon.

A entrega acontecerá no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com a presença do secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, as Secretarias de Saúde de Cocal do Sul, Içara, Lauro Müller, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Treviso e Urussanga receberão os kits. “Contamos com a presença de todos para o registro de mais este avanço para a região”, finaliza o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, João Rosa Filho Fabris.

Com informações de Francine Ferreira/Comunicação 21ª SDR Criciúma