InternetData CenterAssinante

Atendimentos de urgência e emergência são prioridades no HSJosé

Denúncia afirmava que todas as consultas do pronto-socorro eram encaminhadas às unidades de saúde ou 24 horas
 Atendimentos de urgência e emergência são prioridades no HSJosé
Foto: Arquivo
Por Mariana Noronha Em 08/01/2015 às 17:30

O Portal Engeplus recebeu nessa quinta-feira, dia 8, uma denúncia de que os atendimentos do pronto-socorro do Hospital São José ainda estariam sendo encaminhados para as unidades de saúde. No entanto, a diretoria da instituição afirma que casos de urgência e emergência são prioritários, que apenas ocorrências clínicas simples são encaminhadas aos 24 horas. 

Conforme o diretor técnico e médico do hospital, Raphael Elias Farias, esse tipo de situação é um dos problemas mais antigos do pronto-socorro do HSJosé. "O Hospital não nega atendimento, mas é especializado em atender casos mais graves. Aqueles que se classificam na urgência e emergência devem vir para o hospital, mas, os casos mais simples devem ir para os postos de saúde ou unidades 24 horas", diz. 

Farias explica que essa é uma medida adotada há mais de um ano pela instituição para que se evite filas de espera e possa dar prioridade à quem realmente precisa de um atendimento urgente. O Hospital atende em média 200 pacientes por dia de toda a região sul do estado. No município são mais de 40 postos de saúde situados em todos os bairros da cidade, mais duas unidades 24 horas, todos com profissionais capacitados para atender casos clínicos de gravidade leve.