InternetData CenterAssinante

Mãe e filha morrem em deslizamento de terra na Capital

Fortes chuvas castigam a região da Grande Florianópolis
Mãe e filha morrem em deslizamento de terra na Capital
Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Lucas Renan Domingos Em 24/01/2021 às 17:46

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, confirmou na tarde deste domingo, dia 24, que duas pessoas morreram depois de um deslizamento de terra atingir uma residência no bairro Saco Grande. As vítimas eram mãe e filha. A região da Capital vem sendo castigada pelas chuvas dos últimos dias. Além de deslizamentos houve alagamentos em diferentes pontos da cidade. 

"Lamento informar a morte de duas pessoas no Saco Grande por conta de deslizamento de terra. Mãe e filha. Por favor, ao sinal de qualquer perigo, abandonem a residência, temos abrigo e hotel. Por favor", escreveu Loureiro em uma rede social. 

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham para minimizar estragos

Equipes do Corpo de Bombeiros de Militar de Santa Catarina e da Defesa Civil estadual estão mobilizadas para o atendimento das ocorrências relacionadas às fortes chuvas que caem sobre parte do Estado. A região mais atingida é a Grande Florianópolis, onde foram registradas pelo menos três ocorrências de deslizamento, uma delas com vítimas de soterramento.

"O volume de chuva que caiu, especialmente na Grande Florianópolis, foi muito grande e estamos acompanhando os desdobramentos na região, com todas as nossas equipes de prontidão. É necessário que a população também mantenha o alerta e acione os Bombeiros ou a Defesa Civil assim que preciso", destaca o governador Carlos Moisés.


Além de deslizamentos, a Grande Florianópolis registrou alagamentos - Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Desde o começo da manhã, o Corpo de Bombeiros mantém o estado de alerta, com equipes de prontidão. A Força-Tarefa 01, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede na Capital, já foi acionada para suporte às ocorrências. Outra região que está em alerta nos últimos dias é a do Vale do Itajaí, porém a situação é estável até o momento.

“Nós estamos alertas e prontos para atender as ocorrências no estado. O Corpo de Bombeiros Militar já está monitorando a situação de Santa Catarina nestes últimos dias e seguirá enquanto for necessário”, afirma o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Charles Alexandre Vieira, que também preside o Colegiado Superior de Segurança Pública.

“Em caso de emergência as pessoas podem nos acionar pelo telefone 193. Reforçamos apenas o pedido para que as pessoas não fiquem em áreas de risco, não transitem em locais alagados e se antecipem para evitar tragédias, ainda pedimos para aquelas que estão em segurança, que fiquem em suas casas”, complementa.

As equipes do Governo do Estado seguirão monitorando a situação nos próximos dias em razão do encharcamento do solo, quando a probabilidade de ocorrências de deslizamento e desmoronamento aumenta.