InternetData CenterAssinante

Sobe para 21 o número de mortes por Covid-19 em Santa Catarina

Três novos óbitos foram registrados entre ontem e hoje, segundo dados do Estado
Sobe para 21 o número de mortes por Covid-19 em Santa Catarina
Foto: Mauricio Vieira/Secom
Por Thiago Hockmüller Em 11/04/2020 às 14:26

Subiu de 18 para 21 o número de fatalidades por Covid-19 em Santa Catarina. O dado foi anunciado durante entrevista coletiva concedida na manhã deste sábado, dia 11, pelo governador Carlos Moisés. No Estado, são 732 pessoas positivadas de um total de 4,9 mil testes realizados em laboratórios privados ou públicos. Segundo o balanço, 288 testes ainda estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). 

O último balanço, divulgado na noite dessa sexta-feira, dia 10, marcava 18 óbitos em Santa Catarina. Um aumento significativo e preocupante, conforme a análise do governador. “Isso sempre nos deixa em alerta. São pacientes jovens. Um caso de uma paciente de 42 anos que nos chama muito atenção. Temos a necessidade de convivermos de forma segura porque é uma realidade que está entre nós e o vírus se espalha de maneira invisível. Todo o cuidado é pouco para protegermos a nós e a nossos familiares”, afirma.

Fatalidade em Araranguá

Entre as três novas mortes registradas no Estado, uma aconteceu em Araranguá, justamente a citada pelo governador. Trata-se uma professora de 42 anos, moradora de Sombrio, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araranguá (HRA) desde o dia 29 de março. 

Ainda conforme o balanço do Governo do Estado, 77 óbitos foram analisados pelo Lacen. Além dos 21 confirmados por Covid-19, os demais 56 já foram analisados e descartados como resultado de contaminação por coronavírus.

Mesmo que tenha anunciado a liberação do comércio, atendendo uma demanda de lojistas que foram às ruas em protesto na última semana, o governador não descarta um novo fechamento.  

“Nosso Estado tem mantido medidas restritivas, muitas mais rigorosas que nas demais unidades da Federação. Não temos aglomerações, gente em balsas, transporte coletivo... vi festas e feiras acontecendo em outros Estados. Conseguimos coibir aglomerações, Santa Catarina está fazendo o que todos devem fazer: convívio responsável. Temos uma estimativa grande de óbitos, alguns números alarmantes e temos que trabalhar para que isso não aconteça”, afirma.

O texto do novo decreto está em fase de edição e deve ser publicado neste domingo, dia 12. Confira a matéria aqui.

Leia mais

Confirmada primeira morte por Covid-19 em Araranguá; vítima é de Sombrio

Governador libera ‘comércio de rua’; Transporte público e shoppings só a partir do dia 30 de abril