InternetData CenterAssinante

PRF deflagra nesta quarta-feira a Operação Festas de Outubro 2019

Órgão estima um aumento considerável do fluxo de veículos na BR-101 e BR-470
PRF deflagra nesta quarta-feira a Operação Festas de Outubro 2019
Foto: Divulgação PRF
Por Thiago Hockmüller Em 08/10/2019 às 11:40

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina inicia nesta quarta-feira, dia 9, a Operação Festas de Outubro. Os trabalhos se estendem até o dia 27 e tem por objetivo fiscalizar o trânsito durante festas importantes do Estado, como Oktoberfest em Blumenau, Fenarreco em Brusque, Marejada em Itajaí e Festa do Imigrante em Timbó.  

A PRF espera um aumento significativo do fluxo de veículos nas rodovias federais catarinenses, sobretudo na BR-470, na região do Vale do Itajaí, e na BR-101, entre a Capital e o Norte do Estado.  

Segundo dados do órgão, no ano passado foram registrados 83 acidentes, com 89 feridos e 2 mortos. Este saldo é referente aos trechos com reforço de fiscalização na região do Vale do Itajaí durante o período das festas. 

“Tendo em vista que as festas de outubro têm grande apelo para o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente entre os jovens, a prioridade será a fiscalização da Lei Seca. A orientação da PRF é que as pessoas viagem em grupo e elejam o “motorista da vez”, aquele que não vai beber e será o responsável por dirigir, trazendo todos de volta pra casa com segurança. Outra recomendação é utilizar vans, ônibus, táxis ou aplicativos de viagens, e assim também poder aproveitar as festas tranquilamente”, recomenda a PRF. 

Além do efetivo regular da PRF, a Operação Festas de Outubro receberá reforço de policiais de outros locais do Estado, também do Grupo de Motociclismo Regional (GMR) e agentes convocados para plantão. Além do mais, cerca de 20 policiais do Rio Grande do Sul serão realocados para Santa Catarina durante o período.