InternetData CenterAssinante

Após incêndios na Serra do Tabuleiro, Prefeitura de Palhoça decreta situação de emergência

Incêndio foi controlado durante a madrugada, após quase 15 horas de ação
Após incêndios na Serra do Tabuleiro, Prefeitura de Palhoça decreta situação de emergência
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação/ND
Por Redação Engeplus Em 11/09/2019 às 14:00

A prefeitura de Palhoça decretou situação de emergência no município após um incêndio de grande proporção no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro na manhã dessa terça-feira, dia 10. O comunicado foi divulgado em uma rede social no início da madrugada desta quarta-feira. 

Segundo informado pelo Portal ND+, o incêndio foi controlado durante a madrugada, após quase 15 horas de ação. As chamas iniciaram em uma extensa área entre a praia da Pinheira e a BR-101. De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores da praia chegaram a ser retirados temporariamente de suas casas na noite de ontem.  

Ainda conforme informado pelo ND+, o incêndio destruiu uma área aproximada de 500 hectares – cerca de 5 milhões de m². A estimativa é do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). 

Além do helicóptero Arcanjo, que ajudou a levar as equipes às áreas de difícil acesso, foram utilizados cinco caminhões dos bombeiros no combate às chamas. Outros dois caminhões da Samae e o efetivo da Polícia Ambiental também prestaram auxílio. 

Confira o comunicado da prefeitura de Palhoça na íntegra:  

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, decretou nesta terça-feira (10) situação de emergência na cidade por conta do incêndio que atinge o Parque Estadual Serra do Tabuleiro. 

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, está auxiliando os bombeiros que estão no combate às chamas desde a manhã desta terça. A prefeitura também disponibilizou dois caminhões hidrojato equipes da Samae para ajudar a controlar o fogo. 

Leia mais sobre: