InternetData CenterAssinante

Padre Fernando é o novo sacerdote da Diocese de Criciúma

Celebração aconteceu na tarde deste sábado
Padre Fernando é o novo sacerdote da Diocese de Criciúma
Foto: Divulgação/Diocese de Criciúma
Por Redação Engeplus Em 15/08/2021 às 10:39

O Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, acolheu na tarde desse sábado, dia 14, a Santa Missa com o rito de Ordenação Presbiteral do diácono Fernando dos Santos de Oliveira, de 28 anos. A celebração teve início às 15 horas e foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por dezenas de padres.

O pedido de ordem do candidato ao presbitério foi feito pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Padre Samuel Colombo Pirola. Em seguida, o vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Salete, Padre Élisson Custódio Borges, deu seu testemunho sobre o jovem vocacionado.

Durante a sua homilia, o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, recordou a memória litúrgica de São Maximiliano Maria Kolbe. “Fernando, que tu possas se inspirar também na vida deste santo que se entregou por amor. Aquilo que um pai e uma mãe faz com seus filhos vão consumindo as suas vidas, mas isso é necessário para que os filhos possam crescer e também se manifestem para serem instrumentos de Deus”, acrescentou.

Para Dom Jacinto, a vida do padre e do bispo é uma entrega ao serviço de Deus, a serviço daquele que dá força, coragem e ânimo. “Tudo aquilo que fizermos com fé e amor chega até o coração de Deus, escolheste muito bem Fernando em ser sacerdote, hoje o Cristo vai participar para ti do teu sacerdócio para sempre”.

O rito de ordenação presbiteral

Após a reflexão, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação, feitas pelo bispo. Depois, o padre foi revestido com a estola e a casula por seus pais, Pedro Paulo de Oliveira e Maria Nazaré dos Santos, e o padre Marcos Rech, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete. Em seguida, teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma por Dom Jacinto. A sua primeira bênção foi dada aos seus pais, em seguida, o novo sacerdote recebeu os aplausos dos presentes.

Ao final da celebração, padre Fernando agradeceu a Deus. “Chegar ao sacerdócio é graça divina, nunca é mérito humano”, refletiu. O novo sacerdote recordou ainda a inspiração e exemplo dos padres Gregório Michels e Ângelo Galato, ambos já falecidos. “Minha gratidão aos meus familiares, principalmente aos meus pais, que junto de Deus me deram a vida, sou grato por toda a educação, apoio e amor, que Deus os abençoe”. 

Padre Fernando celebrou sua primeira missa neste domingo, às 10 horas, na comunidade Santa Rita de Cássia, em Içara. Às 18 horas, também estará na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Balneário Rincão.