InternetData CenterAssinante

Diocese de Criciúma instala nova paróquia em Passo de Torres

Essa é a paróquia de número 41 do território diocesano
Diocese de Criciúma instala nova paróquia em Passo de Torres
Por Redação Engeplus Em 13/09/2021 às 11:57

Dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes, a mais nova paróquia da Diocese de Criciúma foi instalada na manhã deste domingo, 12, em Passo de Torres. A Missa Solene de instalação e a posse do primeiro pároco, padre Anderson Costa, foi presidida pelo bispo, Dom Jacinto Inacio Flach. Desmembrada da Paróquia São João Batista, em São João do Sul, é a paróquia de número 41 do território diocesano. A Igreja Matriz está situada à Rua Cel. João Fernandes, esquina com a Rua Maj. Francisco Ribeiro Martins, à margem do Rio Mampituba.

Fiéis de toda a região acompanharam a leitura do Decreto de Criação da nova paróquia e a posse do primeiro pároco, padre Anderson Costa, que já estava atuando junto às comunidades como responsável pela área pastoral desde o meio do ano. O território da nova paróquia reúne oito comunidades: Nossa Senhora Aparecida, Barra Velha; Nossa Senhora Aparecida, Rosa do Mar; Nossa Senhora da Piedade, Curralinhos; Sagrado Coração de Jesus, Piritú; Santos Reis, Bella Torres; São Francisco de Assis, São Francisco; São José, Costa do Rio e São Pedro, Centro.

Igreja em missão

Dom Jacinto acolheu os sacerdotes, paroquianos e os fiéis de várias comunidades e cidades que vieram participar e rezar pelo início da missão do padre Anderson. Também agradeceu a todos que se empenham no anúncio do Evangelho e lembrou do trabalho na cidade até então realizado pelos religiosos da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

“É um momento histórico que nós temos a alegria de participar, agora o povo de Deus vai dar continuidade a essa missão juntamente com o pároco. Em cada lugar que estamos precisamos nos dedicar de todo o coração, tenho certeza que o pároco fará um pastoreio do povo com muita dedicação, espírito missionário e com o apoio de toda a comunidade”, destacou Dom Jacinto. 

Rito de posse

Logo no início da celebração, padre Antônio Júnior, Vigário Geral e pároco da Paróquia São José, fez a leitura do decreto de criação da nova paróquia, em seguida, o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Jonas Emerim Velho, fez a leitura da provisão do primeiro pároco. Padre Anderson Costa fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Após a homilia, foi concluído o rito de posse com a entrega da chave, do óleo do Sacramento do Batismo e da estola sacerdotal.

Gratidão

No final da celebração, padre Anderson agradeceu as comunidades pela dedicação, bem como às autoridades, prestadores de serviço, órgãos municipais e lideranças. “Me sinto muito feliz por essa nova missão, sei que Jesus Cristo guiará o caminhar de toda essa paróquia. Agradeço em especial aos freis, que tanto se dedicaram ao povo que a partir de hoje recebe essa paróquia de presente”, disse o novo pároco.

Leia mais sobre: