InternetData CenterAssinante

Santuário de Caravaggio acolhe mais uma edição do Contabilizando Saúde

O grande dia da Romaria é o domingo 26 de maio
Santuário de Caravaggio acolhe mais uma edição do Contabilizando Saúde
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 12/05/2019 às 14:13

Já se aproxima a 68ª edição da Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 17 a 25 de maio, o Santuário Diocesano celebra a novena em honra a Padroeira, com a participação de caravanas de diversas paróquias, além de procissões com transladação da imagem partindo de residências do Distrito. O grande dia da Romaria é o domingo 26 de maio que, neste ano, coincide com o dia em que a Igreja lembra a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à camponesa Gianetta.

Uma atividade que já se tornou tradição, assim como a própria festa e as contínuas manifestações de fé dos peregrinos que se dirigem até o Santuário, é a Caminhada “Contabilizando Saúde”, que neste ano completa dez anos. Marcada para acontecer neste sábado, 11, a partir das 08 horas, tendo por ponto de partida o Estacionamento do Bloco Administrativo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), ao lado do terminal de ônibus do bairro Pinheirinho, em Criciúma, a caminhada contará com espiritualização inicial e terá por trajeto as avenidas Universitária e Assembleia de Deus, rua Miguel Napoli e rodovia SC 447. Mais de 400 acadêmicos, egressos, professores e colaboradores da Universidade devem participar da atividade organizada pelo Curso de Ciências Contábeis. A chegada está prevista para 10h30min, quando haverá celebração da Missa, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, padre Joel Sávio. O Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, fará a acolhida aos participantes da caminhada.

Fé e solidariedade

Conforme o professor do curso, Sérgio Mendonça da Silva, o projeto nasceu com o objetivo de estimular a busca pela qualidade de vida. “É uma sintonia entre mente, corpo e espírito. Cada jovem caminhante leva consigo propósitos particulares, podendo ser desde um pedido, até um agradecimento. O Contabilizando Saúde tornou-se um evento lúdico propício para reflexão e descobertas de projetos de vida, inserindo seus participantes no caminho da escuta da voz interior, da sensibilidade, da fé e da reflexão”, garante.

Parte da renda proveniente da venda das camisetas temáticas confeccionadas para a atividade será destinada para o almoço dos alunos e outra para entidades filantrópicas da região. “Acreditamos que o Contabilizando Saúde é um momento de celebrar a amizade, unir pessoas e estreitar laços. Alunos das diversas fases do curso podem confraternizar, se conhecer e reconhecerem, pois a diversidade do carisma, talento e dom de cada um é uma riqueza ímpar”, destaca a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães.

Caminhada foi lembrada em Roma

Em novembro do ano passado, por ocasião do 1º Congresso Internacional de Reitores e Agentes de Pastoral dos Santuários, em Roma, o Santuário DiocesanoNossa Senhora de Caravaggio e, dentre as atividades que acolhe, a Caminhada Contabilizando Saúde foram apresentados no encontro mundial que teve por tema “Santuário, porta aberta para a nova evangelização”. No último dia do congresso, o seminarista neoveneziano Giliard Gava entregou, às mãos do Papa Francisco, uma imagem da Padroeira e recebeu sua bênção.
 

Colaboração: Bibiana Pignatel -Setor de Comunicação - Diocese de Criciúma e Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing da Unesc

Leia mais sobre: