Religião

Religião

Balneário Rincão ganha nova paróquia nesta sexta

São Francisco de Assis foi escolhido como o padroeiro

01
FEV
2018
| 20h15
20h15
Redação
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
divulgação

A tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Balneário Rincão, será marcada, neste ano, por um fato especial. Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, membros das oito comunidades católicas do município participarão da celebração de instalação da nova Paróquia São Francisco de Assis.

A cerimônia será antecedida pela transladação das imagens do Padroeiro e de Nossa Senhora dos Navegantes (padroeira da comunidade Centro), com saída às 19h30 da igreja Menino Jesus de Praga, na região norte do município. Às 20 horas, o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, presidirá a santa missa que também marcará o início da missão de padre Bento Ailton Zilli como pároco da nova paróquia. A celebração integra a festa que perdura até domingo, e contará com a bênção das velas.

“Desde quando assumi em Vila Nova, há três anos, já se falava que as comunidades do Balneário Rincão tinham uma característica diferente e que seria interessante se pensar numa paróquia ali. No final daquele ano, isso se confirmou, a partir do Conselho de Pastoral e da decisão do Bispo e, no ano seguinte, começou-se a pensar na área pastoral. No início de 2016, ela foi organizada e começou a funcionar, pastoral e economicamente, já desvinculada da Paróquia São Miguel Arcanjo, de Içara”, relata o futuro pároco e atual responsável pela área pastoral, padre Bento Zilli.

 

Escolha do Padroeiro

Conforme o presbítero, foi numa reunião do Conselho de Pastoral, com a presença da Coordenação Diocesana de Pastoral, que as lideranças escolheram o nome do padroeiro. De acordo com Zilli, a princípio, o nome mais cogitado foi o de Nossa Senhora dos Navegantes, porém, fora dada a orientação de que houvesse um padroeiro ou padroeira exclusivo à Paróquia, diferente aos das comunidades integrantes. “Caso fosse escolhido um das comunidades, aquela comunidade ficaria com outro padroeiro, pois aquele seria o da paróquia. Como na comunidade Rincão Centro já é tradição a caminhada tendo Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira, permaneceu. Cada comunidade ficou com o seu padroeiro e o nome sugerido e mais acolhido foi o de São Francisco de Assis. No dia 4 de outubro do ano passado, festa do Santo, tivemos uma celebração na comunidade Pedreiras, na presença do Bispo, e ali foi oficialmente anunciada e denominada a Paróquia São Francisco de Assis”, explica o sacerdote.

Comunidades já organizadas

Segundo padre Bento, a nova paróquia contará com oito comunidades já organizadas e uma em fase de organização, que é a Menino Jesus de Praga: hoje um local de celebração e, futuramente, uma nova comunidade. “Todas as comunidades tem três missas durante o mês e nós distribuímos o atendimento de maneira igualitária. Por vezes, as comunidades Centro e Pedreiras tem uma missa a mais, por serem maiores. Mas a organização paroquial não vai ter presente um local onde haverá mais celebrações ou onde as coisas se concentram, naquele estilo de comunidade matriz, como conhecemos em muitas paróquias”, declara o futuro pároco.

A nova paróquia, no modelo comunidade de comunidades, organizou um local de atendimento provisório, nas sextas-feiras, aos fundos da igreja do Rincão Centro, até que seja construída a sede da secretaria paroquial, na comunidade de Pedreiras.

Sobre sua organização pastoral, padre Bento conta que os serviços de pastoral e movimentos existentes na futura paróquia foram organizados em três setores: litúrgico-celebrativo, catequético-formativo e administrativo-financeiro. “Temos como prioridade na Paróquia e já começamos a trabalhar fortemente o espírito missionário, mas dentro dos Grupos Bíblicos em Família. Nossa prioridade é a missionariedade a partir dos Grupos, através da evangelização nas casas. Já tivemos um aumento significativo destes no período do último Advento e Natal”, informa.

Confira os nomes das comunidades que farão parte da nova paróquia:

Nossa Senhora Aparecida - Pedreiras - Balneário Rincão
Nossa Senhora dos Navegantes - Centro - Balneário Rincão
Sagrada Família - Rincão Sul - Balneário Rincão
Santa Rita de Cássia - Lagoa dos Freitas - Balneário Rincão
Santo Antônio - Barra Velha - Balneário Rincão
São Brás - Mirasol - Balneário Rincão
São Jorge - Lagoa dos Esteves - Balneário Rincão
São Sebastião - Urussanga Velha I - Balneário Rincão

Colaboração: Bibiana Pignatel - Setor de Comunicação - Diocese de Criciúma

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Missão Cumprida ..Aposentadoria de Cláudio Gomes Nações Shopping vai exibir a final da UEFA no cinemaCriciúma tem manifestações espalhadas pela avenida CentenárioPROCURA-SEHorários de ônibus são alterados para prolongar atendimento à populaçãoManifestantes trancam Avenida Centenário, em Criciúma