InternetData CenterAssinante

Bispo celebra pela primeira vez na Penitenciária Feminina

Bispo celebra pela primeira vez na Penitenciária Feminina
Por Redação Engeplus Em 09/05/2018 às 11:01

Desde que a Penitenciária Feminina de Criciúma foi inaugurada, em 31 de janeiro deste ano, a Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma tem feito o acompanhamento espiritual das reeducandas, que hoje um total de 270 na unidade prisional. Todas as quintas-feiras, pela manhã, as visitas das agentes da pastoral acontecem, além da missa, celebrada uma vez por mês. Mas na tarde desta terça-feira, dia 8, a visita foi diferente: além de padre Orlando Cechinel, contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, que fez uma surpresa, especialmente para as mães.

Com seu carinho e simpatia, Dom Jacinto chegou cumprimentando todos que encontrava e foi levado até o berçário, onde abençoou os bebês que permanecem com as mães na unidade – hoje dois, além de três mulheres que estão grávidas. “Para nós isso é ótimo. Acalma e nos ajuda a atingir o nosso objetivo, que é a ressocialização. Ajuda as reeducandas a se reecontrarem e, por causa disso, ajuda, também, as famílias. Precisamos garantir a saúde física e mental das mulheres que aqui estão e, para isso, elas precisam ter acesso a trabalho, educação, saúde e assistência religiosa, para que possam voltar a acreditar em si mesmas”, ressalta a Diretora Geral da Penitenciária, Vanessa Collares de Bitencourt.

A vivência da fé, segundo Vanessa, é mais uma aliada ao conjunto de atividades oferecidas pela unidade: a partir do próximo mês, devem ter início as oficinas de costura e panificação, que gerarão 120 empregos entre as internas.

Mães ganham ensaio fotográfico

Durante o dia, algumas agentes da Pastoral Carcerária, com o trabalho voluntária da leiga engajada na Pastoral da Comunicação e fotógrafa Adriana Silva, presentearam as gestantes e mamães com seus bebês com um ensaio fotográfico. A iniciativa emocionou voluntárias e envolvidas.