InternetData CenterAssinante

Seminarista Samuel se prepara para sua ordenação diaconal

Jovem será ordenado diácono da igreja Católica no dia 10 de março
Seminarista Samuel se prepara para sua ordenação diaconal
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 24/02/2018 às 17:30

“Em tudo, amar e servir”. Inspirado nesta frase de Santo Inácio de Loyola, o seminarista Samuel Colombo Pirola vivenciará, a partir do dia 10 de março, o seu ministério diaconal. Às 15 horas do sábado, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara, o jovem vocacionado dará o seu sim diante de Deus: pela imposição das mãos do Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, será ordenado diácono da Igreja Católica.

Samuel tem 29 anos e nasceu em 1 de novembro de 1988, em Criciúma, filho de Zuleide Colombo e Augusto Pirola, irmão de Luciano e Fernando. Sua comunidade de origem é a dedicada a Nossa Senhora Aparecida, do bairro Vila Floresta, atendida pela Paróquia Santo Agostinho, na região de Rio Maina.

Aos 14 anos de idade, Samuel começou a participar de um grupo de jovens e, aos 16, teve sua primeira experiência em um retiro de carnaval, o Vinde e Vede, na época, realizado em Forquilhinha. “Lá, em 2005, senti um primeiro chamado a ir para o Seminário, mas acreditando ser parte da emoção do momento e por certo medo de dar meu sim, continuei seguindo a minha vida normalmente, estudando, trabalhando, namorando. Porém, quando Deus chama, Ele persiste e, assim, em 2009, em um encontro da Renovação Carismática Católica, senti novamente forte o chamado para ir ao Seminário”, relata o seminarista.

Em 2009, Samuel foi coordenador do grupo de oração jovem Seguidores de Cristo, em sua comunidade. Foi nesta época que o chamado à vida sacerdotal voltou a soar forte em seu coração. “Comecei a pedir respostas e confirmações para Deus. Durante todo o ano, Deus falou muito comigo através da oração e foi me confirmando em meu chamado. A confirmação final veio em novembro de 2009, voltando de um encontro no Estado do Espírito Santo. Passamos no Santuário de Aparecida e lá Deus confirmou mais uma vez o meu chamado. Duas semanas depois fiz o estágio vocacional e, assim que pisei no Seminário de Caravaggio, senti uma paz interior muito grande e me senti como se ali fosse minha casa. Em 15 de fevereiro de 2010 ingressei no Seminário e busquei dar o meu sim de cada dia”, conta o candidato ao diaconato.

O jovem foi estudante da SATC, onde se formou em Informática Industrial no ano de 2006. Estudou Ciências Contábeis pela UNESC, mas não concluiu o curso e ingressou no Seminário. Formado em Filosofia pela Faculdade São Luiz (2011-2013) e em Teologia pela FACASC (2014-2017), é pós-graduado em Liderança e Administração Eclesiástica pela Faculdade Unyleya (2015-2016).

Pastoralmente, Pirola já atuou nas paróquias Divino Espírito Santo, em Joinville (2011); Santa Terezinha, em Brusque (2012-2013); Nossa Senhora da Conceição, em Maracajá (2014-2015); Sagrada Família, em Araranguá (2016); Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga (2017) e, neste ano, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Jacinto Machado.

“Desde que senti o chamado de Deus em minha vida e comecei a respondê-lo, fui tendo a certeza, a cada dia, de que era isso que desejava para a minha vida e, assim, fui dando meu sim de cada dia. Quando pequeno eu queria ser médico, também quis ser professor e até psicólogo. Sempre gostei de trabalhar com o público e estar no meio do povo. No decorrer desses quase nove anos de formação, fui percebendo que, sendo padre, eu serei médico de almas; professor e catequista, ensinando o povo de Deus no seguimento de Jesus; psicólogo, no atendimento e na assistência daqueles que mais precisarem. Tenho um amor muito grande pela Palavra e pela Eucaristia, bem como todos os demais sacramentos. Também amo o povo de Deus que me é confiado, e tenho buscado acreditar em minha vida que o lugar onde estou é o melhor lugar do mundo. Atualmente, o melhor lugar do mundo para viver é a Paróquia Santa Terezinha, em Jacinto Machado!”, destaca o futuro diácono.

Sobre seu lema de ordenação diaconal, Samuel acrescenta: “Amar e servir é se colocar a serviço do povo, é responder o chamado de Deus a cada dia, é estar em comunhão comigo mesmo, com os outros e com Deus, amando e servindo. Amar e servir é me colocar a disposição em tudo ao que for solicitado”.

Em preparação à Ordenação Diaconal, a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus celebra, de 6 a 9 de março, a Semana Missionária com diversas atividades de visitação durante o dia e celebrações à noite, nas comunidades. Confira a programação:

Semana Missionária em preparação a Ordenação Diaconal do seminarista Samuel Colombo Pirola
(06 a 09 de março de 2018)


06/03 (terça-feira) Núcleo Matriz
Visitas durante o dia:

- Gávea
- Arizona
- Cotovelo
- Água Branca
Missas:
19h: Barra do Pinheirinho
19h30min: Bairro Gávea
19h30min: Dois Irmãos
20h: Último Rio

07/03 (quarta-feira) Núcleo Serra da Pedra
Visitas durante o dia:
- Costão da Pedra
- Serra da Pedra
- Morro da Queimada
- Engenho Velho
Missas:
19h: Costão da Pedra      
19h30min: Serra da Pedra
19h30min: Engenho Velho
20h: Linha São Pedro

08/03 (quinta-feira) Núcleo Pinheirinho do Meio
Visitas durante o dia:
- Pinheirinho do Meio
- Pinheirinho Baixo
- Pinheirinho Alto
- Paredão
Missas:
19h: Paredão
19h30min: Pinheirinho do Meio
19h30min: Rio de Dentro
20h: Pinheirinho Baixo

09/03 (sexta-feira)
Durante o dia:

Passeio para os missionários

Missa:

19h30min: Matriz (com bênção dos paramentos do futuro diácono)

Colaboração: Bibiana Pignatel - Setor de Comunicação