InternetData CenterAssinante

Um livro com as memórias de Padre Silvestre

Religioso é alvo de homenagens em seus 60 anos de sacerdócio
Um livro com as memórias de Padre Silvestre
Foto: Denis Luciano
Por Denis Luciano Em 29/11/2017 às 12:45

O próximo domingo será especial para um dos mais antigos religiosos da Diocese de Criciúma. O padre Silvestre Junckes empresta sua trajetória para um livro que será lançado com aval e por iniciativa da comunidade católica de Içara.

“Foi um belo presente que os alemães nos deram o padre Silvestre”, define a professora e escritora Elza de Mello Fernandes, autora do livro “Memórias de Padre Silvestre Junckes, sacerdote e operário da obra divina”.

“O padre nos deixou um legado muito importante e pegamos um pouco da memória dele, unimos com a memória dos fieis e fizemos essa obra que foi o coroamento do seu jubileu de diamantes”, comenta a escritora. Padre Silvestre completa 91 anos no próximo dia 14. “E gozando de boa saúde, muito lúcido”, enaltece Elza.

Seis décadas celebrando

“Ele entrou na São Donato com a promessa de uma nova paróquia”, lembra a autora. O livro assinala os 60 anos de vida sacerdotal de padre Silvestre, ordenado em 1º de dezembro de 1957.

“O padre chegou aqui entre manezinhos e caiçaras, quando Içara ainda era distrito de Criciúma, e se tornou pároco de uma região pobre, simples, e granjeou uma simpatia muito grande. Ele fez com que a Igreja adotasse um trabalho social lindíssimo, por exemplo, que é a Pastoral da Criança”, recorda.

Inspirado nos irmãos

Natural de Forquilhinha, onde nasceu em 1926, padre Silvestre foi o quinto de dez irmãos. Desde cedo sob a vocação para o sacerdócio, logo estudar para vestir a batina e dedicar-se à vida religiosa. Teve dois irmãos mais velhos também padres, Alfredo e Bernardo Junckes, o último pároco de Içara por vários anos. Padre Silvestre estudou nos seminários de São Ludgero e Azambuja, em Brusque, até se formar em Filosofia e Teologia em São Leopoldo e Viamão, no Rio Grande do Sul.

Quando ordenado, celebrou sua primeira missa e realizou o casamento da sua irmã mais nova. Em 1958 tornou-se vigário paroquial de Laguna. Em 59 foi para Armazém como pároco, função que exerceu após em Braço do Norte. Passou por Rio Fortuna em 1961 e voltou para Armazém em 62. Foi orientador espiritual no seminário de Tubarão entre 63 e 65 quando então chegou em Içara, como vigário auxiliar. Em 72 assumiu como pároco da Paróquia de São Miguel, na Vila Nova.

O evento de domingo começa às 10h com uma missa na Igreja Matriz da Paróquia São Miguel Arcanjo. Às 11h30min ocorre o lançamento do livro no salão de pastoral e às 12h30min será servido um almoço comemorativo.