navegue nos blocos da capa

Religião

Novos padres

Seminários cheios, garantia de renovação nas paróquias

Diocese de Criciúma tem seminaristas por aqui, em Brusque, Florianópolis e até no Vaticano

11
MAR
2017
| 15h15
15h15
Denis Luciano
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

“Os seminários estão cheios. Estamos florescendo na formação de novos religiosos”. Assim, o bispo Dom Jacinto Flach transmite, com entusiasmo, o que chama de “garantia de futuro das paróquias”. Atualmente, a Diocese conta com seminaristas no Caravaggio, em Brusque, Florianópolis e até no Vaticano. São diversas idades, realidades e histórias de vida.

Um deles está em Roma. O seminarista Giliard Cesconetto Gava, figura conhecida na sua Nova Veneza e em toda a região, cursa Filosofia e Teologia, e Dom Jacinto já projeta a ordenação dele. “É seminarista nosso, muito estudioso e interessado”, afirma o bispo, que visitou Giliard na capital italiana faz algumas semanas, nas suas férias.

Gava tem vivido intensamente as experiências que a igreja oferece. Neste sábado, ele acompanhou na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a celebração da “statio”, uma antiga tradição, que remonta ao século IV, como parte das penitências que antecedem a Páscoa.

“Com uma procissão (foto acima), somos convidados a participar da Eucaristia, tendo sobre o altar da confissão várias relíquias dos santos e santas de Deus que são guardadas na basílica”, conta. “Ao final da celebração, veneramos as relíquias da paixão que ali são guardadas e nesse dia apresentadas publicamente”, relata.

Um viúvo
perto de ser ordenado

No ano que vem, a Diocese vai ordenar um viúvo, com mais de 50 anos, que resolveu dedicar-se à vida na Igreja. “Ele está em Florianópolis, estudando, com a vida estável, e que optou pelo caminho da espiritualidade e convivência pastoral”, conta Dom Jacinto. Nos estudos superiores, na capital catarinense, estão mais 20 seminaristas que aprofundam-se nos temas da Teologia.

Em Brusque, são outros 18 seminaristas de Criciúma, que se encontram no segundo estágio da formação para padres, enquanto os iniciantes, no Seminário do Caravaggio, são 25 atualmente. “Faz poucas semanas, recebi quatro jovens, já com formação superior, que querem entrar para a vida religiosa. Há um deles que vamos crismar em breve inclusive”, relata o bispo.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Torcida comemora despedida com vitória sobre a ChapeTigre fecha Estadual com vitória contra a ChapeCerca de 1,5 mil estudantes participam da Maratoninha Caixa No lugar do capim, nasceu um lugar de salvaçãoVÍDEO: Após sete décadas, Criciúma dá adeus ao Café RioVice cita humildade e faz anúncio para Içara