InternetData CenterAssinante

Criciúma celebra a festa de Santa Bárbara

Confira programação para este fim de semana
Criciúma celebra a festa de Santa Bárbara
Foto: divulgação
Por Redação Engeplus Em 01/12/2017 às 11:43

Na próxima segunda-feira, dia 4, é feriado municipal em Criciúma, em celebração ao dia de Santa Bárbara, padroeira da cidade.

Por isso, durante todo o fim de semana a Paróquia Santa Bárbara, uma das mais tradicionais da cidade, realiza uma programação especial.

“Mesmo que não tenhamos mais minas abertas em Criciúma, há mineiros que trabalham nas minas da região, e comemorando recordamos também todo o aspecto histórico. A história de Criciúma se deve aos trabalhadores e à mineração. Por isso é importante resgatar”, frisa o pároco, padre Wilson Buss, lembrando que a santa é considerada pelos católicos, protetora dos mineiros.

A festa deste ano tem como tema “Esperança em Cristo Jesus”. “Colocamos este tema porque queremos, realmente, que a vida e a fé possam ser marcadas em Cristo Jesus. Santa Bárbara é venerada porque fez a sua opção por Jesus Cristo. Por isso trabalhamos em todas as novenas a esperança em Cristo Jesus como um dado forte da fé”, ressalta o Padre.

O pároco lembra ainda, sobre a história da Santa e sua devoção por Jesus. “Ela foi martirizada porque descobriu a fé em Jesus e aceitou vivê-la. Seu próprio pai e o grupo que comandava na época se opuseram e a prenderam em uma torre para que não vivesse esta fé e porque o pai havia escolhido com quem ela deveria se casar. Mas ela não aceitou e nem renegar sua fé, acabou sendo assassinada por seu pai. Logo depois, veio uma tormenta e um raio matou seu pai. É por isso que ela é invocada também nas orações contra as trovoadas e raios”, explica o padre.

Confira a programação completa da festa de Santa Bárbara:

01/12 (Sexta-Feira)
19h30: Missa com Bênção das Famílias (Catequese, Grupos de Famílias e Grupo Pastoreio).


02/12 (Sábado)
19 horas: Missa (Juventude).
Após a Missa, jantar com música ao vivo.


03/12 (Domingo)
18h30: Procissão (caminhada) com a imagem de Santa Bárbara, saindo em frente ao Hospital Santa Catarina (Operária Nova), com badalar do sino e acompanhamento da Banda Amor à Pátria (Jaguaruna).
19h30: Acolhida da imagem de Santa Bárbara e Missa.
Após a Missa, serviços na Praça de Alimentação e apresentações culturais.

04/12 (Segunda-Feira, Dia da Padroeira)
06 horas: Alvorada festiva.
08 horas: Missa.
10 horas: Missa festiva presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.
11h30: Apresentação da Banda do 28º GAC.
12 horas: Almoço.
15 horas: Missa da gratidão e anúncio dos novos festeiros.
Após a Missa, serviço de café e sorteio da Ação entre Amigos.