InternetData CenterAssinante

Réplica da primeira igreja de Criciúma é inaugurada

Expectativa é de realizar, ao menos, uma missa a cada mês
Réplica da primeira igreja de Criciúma é inaugurada
Foto: Neka Dal Pont
Por Redação Engeplus Em 01/07/2016 às 20:05

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, no Morro Cechinel, a réplica da primeira igreja de Criciúma. Construída pela prefeitura e pela Engenharia Castanhel, a estrutura foi erguida ao lado do Centro de Convivência da Terceira Idade da Afasc, que ganhou o nome de Gercino Del Castanhel.

Durante a solenidade inaugural, o novo ponto turístico do município foi abençoado pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach. “Temos mais um local para reunirmos os fiéis e buscarmos a Deus. Essa nova capela nos relembra os feitos de nossos antepassados”, ressalta.

Emocionado e acompanhado de familiares, o empresário Édio José Del Castanhel, filho de Gercino, agradeceu a presença do público e o empenho dos trabalhadores. “Foi difícil construir a nova capela. Utilizamos muitas madeiras centenárias para tentar deixá-la o máximo possível parecida com a original. Todos os funcionários estão de parabéns”, comenta Castanhel.

A obra possui cerca de 75 metros quadrados e conta com uma torre ao lado. A expectativa é de realizar, ao menos, uma missa a cada mês no local.

Sobre a primeira igreja de Criciúma

Quando chegaram em Criciúma, os primeiros imigrantes – em sua maioria italianos – tinham em comum um desejo: construir uma capela onde pudessem expressar a sua fé. Com o empenho da comunidade, em 1899 o badalar do sino anunciou a inauguração da primeira capela da vila de São José de Cresciuma, que comportava 70 pessoas sentadas.

O número de fiéis aumentou no decorrer dos anos e fez com que a comunidade sentisse a necessidade de um espaço maior para suas festividades. Decidiram substituir a igreja de madeira por uma estrutura de alvenaria. Assim o fizeram em 1917 e até hoje temos a Catedral São José, na Praça Nereu Ramos, no Centro.

( Colaboração: Jhulian Pereira / Comunicação PMC )