InternetData CenterAssinante

Misericórdia é tema de Retiro do Clero

Padres da Diocese de Criciúma se reúnem na Fundação Shalom
Misericórdia é tema de Retiro do Clero
Por Redação Engeplus Em 30/08/2016 às 18:32

Mais de 40 padres da Diocese de Criciúma estão reunidos na Fundação Shalom, em Linha Batista, Criciúma, por ocasião do retiro anual do clero. A atividade teve início na noite de ontem e segue até o meio dia de quinta-feira, dia 1 de setembro. Os presbíteros são assessorados pelo padre Vilcionei Baggio, da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e diretor do Colégio Murialdo, de Araranguá. 

O tema principal do retiro é a experiência da misericórdia de Deus. “Os textos que nós vamos usar, as meditações que serão propostas vêm dos discursos do Papa Francisco, além de salmos e leituras bíblicas que falam da misericórdia e do amor de Deus para conosco, para que possamos levar essa misericórdia e vivê-la cada dia, na nossa vida pessoal e pastoral. O grande sentido do retiro é esse: encontrar a Deus aqui, neste local, e fazer a experiência profunda dEle para que, depois, no nosso viver possamos ser transformados por essa experiência que tivemos”, destaca o assessor.

Segundo padre Vilcionei, o maior desafio de hoje para os padres está no cultivo de uma espiritualidade profunda. “É evangelizar o próprio ser e transformar a própria vida pessoal a partir da misericórdia. O desafio é fazer do cotidiano uma experiência profunda da misericórdia de Deus, porque a gente corre muito, os padres trabalham demais, as exigências que eles têm são muito grandes: o trabalho administrativo em uma paróquia consome muito o tempo de um padre. E como ele precisa dar conta do aspecto administrativo, às vezes, sobra muito pouco tempo pra ele cuidar daquilo que é próprio da missão dele, que é o essencial. O desafio é esse: incentivar, nesse período que estamos aqui, que nessa correria da vida eles possam encontrar um espaço de tempo para o cultivo e a experiência da misericórdia de Deus, para depois viver com os irmãos e irmãs”, explica padre Vilcionei. 

Durante o retiro, os presbíteros terão momentos de deserto (silêncio), oração do terço diante da imagem de Nossa Senhora, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, todos os dias. Na tarde de quarta-feira, os padres farão um momento penitencial, através do sacramento da confissão. Entre os documentos e publicações usados para reflexão, está o livro “O nome de Deus é misericórdia”, fruto de uma entrevista concedida pelo Papa Francisco à vaticanista Andrea Tornielli.

Colaboração: Bibiana Pignatel / Diocese Criciúma