InternetData CenterAssinante

Com bóton da AMREC, Neguinho promete lutar por voos comerciais, turismo regional e ampliação de sede

Prefeito de Forquilhinha comandará a associação no ano de 2022
Com bóton da AMREC, Neguinho promete lutar por voos comerciais, turismo regional e ampliação de sede
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 27/01/2022 às 17:22

A passagem do bóton é o ato simbólico que marca a troca da presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). E o objeto agora irá decorar o peito do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), que foi empossado como presidente da associação para o ano de 2022 na tarde desta quinta-feira, dia 27. Ele assume a vaga do prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB), que esteve na gestão da entidade em 2021.

Enquanto presidente da AMREC, Neguinho quer encaminhar três pautas, sendo principal delas a volta dos voos comerciais no Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. As outras duas são fomentar o turismo regional e a ampliação da atual sede da associação.

“Nós temos pautas regionais para serem discutidas. Amanhã (sexta-feira, dia 28) será entregue a ordem de serviços de revitalização do Aeroporto Diomício Freitas. Uma obra importante para toda a região Sul. Vamos unir a classe política e a classe empresarial para que a gente consiga ter a volta dos voos comerciais. Acreditamos que este retorno pode ser o grande vetor de desenvolvimento para a nossa região e vamos investir nisso”, disse Neguinho. “Queremos ainda fazer um projeto de um turismo integrado com todos os municípios da Região Carbonífera. Temos a Serra do Rio do Rastro que atrai muitos turistas e nós pensamos projetar e planejar o turismo de forma regionalizada”, completou.

A revitalização do aeroporto de Forquilhinha será autorizada nesta sexta-feira, dia 28. O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, virá até a região para assinar a ordem de serviço da obra. O investimento é de R$ 16 milhões da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. O projeto foi pago por empresários que utilizam o aeródromo para voos de negócios.

“Nós também vamos levar ao governador a primeira demanda da AMREC na minha gestão, que é a ampliação da nossa sede. Já há um pedido na Casa Civil, no valor de R$ 2 milhões e vamos levar este projeto para o governador tentando a liberação desses recursos”, contou Neguinho.

Acordo com o PSDB

O prefeito de Forquilhinha chega na presidência da AMREC de forma antecipada. É que a previsão é de que ele assumisse a função apenas em 2024. Tradicionalmente, a presidência da entidade é dividida entre as siglas que mais elegeram prefeitos na região. Com base na eleição de 2020, a ordem de presidentes da associação entre 2021 e 2024 seria MDB (cinco prefeitos eleitos), PSDB (três prefeitos eleitos), PP (três prefeitos eleitos) e PSD (um prefeito eleito). Por meio de um acordo com o PSDB, Neguinho antecipou sua posse

“Nós entendemos que o Neguinho, como ele seria o quarto presidente da AMREC, pela ordem de partidos, ficaria impossibilitado de assumir a presidência no último ano de mandato. É que ele pode ir à reeleição e seria incompatível ser candidato e ficar na gestão da associação. Os três prefeitos do PSDB na região aceitaram a inversão e tiveram a aprovação também dos demais prefeitos da AMREC”, explicou Clésio Salvaro (PSDB), prefeito de Criciúma.


Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

Jorge Koch deixa a AMREC e foca na Fecam

Seguindo a ordem de partidos, a presidência da AMREC em 2021 foi ocupada pelo prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB). Ele destacou que a sua gestão foi pautada pelo combate a Covid-19. Mesmo com os desafios da pandemia, ainda foi possível encaminhar projetos focados no desenvolvimento da região.

“As nossas pautas sempre foram leitos hospitalares, compra de máscaras, de vacina, de testes e cuidado da população. Foi um ano dedicado exclusivamente para assuntos da Covid-19. Mesmo assim ainda conseguimos fazer o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, feito pela Unesc, fizemos o Plano de Mobilidade dos Municípios e colocamos em execução o Selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal)”, avaliou o prefeito de Orleans.

Passada a liderança da associação para Neguinho, agora Koch está focado na Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). Ele registrou chapa para concorrer a presidência da entidade estadual.  A eleição será realizada na próxima segunda-feira, dia 31, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a partir das 14 horas, a escolha da nova diretoria ocorre por meio do voto dos 295 prefeitos catarinenses.

“A experiência de um ano de presidente da AMREC com o cargo de atual tesoureiro da Fecam me dá credibilidade para pleitear o cargo de presidente da federação. A Fecam é o guarda-chuva que congrega todos os municípios e tem o objetivo de cuidar das cidades, de ser parceiro, estar presente, buscar recursos em Brasília e Florianópolis. Outra intenção é aumentar a visibilidade do Sul. A gente sempre teve um problema de atraso de desenvolvimento. Outras regiões são muito mais fortes. Já temos um bom número de deputados federais, estaduais e, se der certo de a gente ir para Fecam, eu não tenho dúvida que o Sul de Santa Catarina estará na vitrine estadual”, finalizou.

A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da associação. Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a entidade. Hoje, a associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 446 mil habitantes.

Neguinho será o 39º presidente da AMREC e o quarto prefeito de Forquilhinha que assume a presidência, que já teve Vanderlei Luiz Ricken, em 2000; depois Paulo Hoepers, em 2005; e Vanderlei Alexandre em 2013 e 2016.