InternetData CenterAssinante

Vereador Nícola Martins protocola PL para implantar Dispute Boards em Criciúma

Modelo auxiliará no melhor andamento de obras públicas do município
Vereador Nícola Martins protocola PL para implantar Dispute Boards em Criciúma
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 05/07/2021 às 14:51

O vereador Nícola Martins (PSDB) protocolou na última semana um Projeto de Lei (PL) Nº50/2021, no intuito de implantar o Dispute Boards em Criciúma. O modelo irá auxiliar e desburocratizar o andamento de obras públicas no município.

Em caso de aprovação do PL, ficará autorizada a instituição de Comitês de Resolução de Disputas nos contratos administrativos celebrados pelo Município de Criciúma, para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis em contratos da Administração Direta e Indireta. “Sabemos que por muitas vezes disputas judiciais envolvendo contratos de construção ligados a obras públicas atrasa os trabalhos. Por isso estamos trazendo esse modelo para a cidade”, destaca Nícola.

Os Comitês de Resolução de Disputa poderão ser de natureza revisora, denominados Comitês por Revisão, aos quais será conferido o poder de emitir recomendações não vinculantes às partes em litígio; adjudicativa, denominados Comitês por Adjudicação, aos quais será conferido o poder de emitir decisões contratualmente vinculantes às partes em litígio; ou híbrida, denominados Comitês Híbridos, que poderão tanto recomendar quanto decidir sobre os conflitos, cabendo à parte requerente estabelecer a sua competência revisora ou adjudicativa.

O vereador também lembra dos processos internos até a votação do projeto. “Ele irá tramitar na Casa, passando pelas Comissões e posteriormente colocado em Plenário. Nosso gabinete está aberto para qualquer esclarecimento”, finaliza.