InternetData CenterAssinante

Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens se tornará patrimônio histórico imaterial

A proposição foi do vereador Daniel Bronstrup (PDT), que ocupa cadeira por 30 dias
Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens se tornará patrimônio histórico imaterial
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 18/10/2021 às 21:40

O Poder Legislativo de Araranguá aprovou na noite desta segunda-feira, dia 18, um projeto de lei em que torna a Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens um patrimônio cultural de natureza imaterial do povo araranguaense. A proposição foi do vereador Daniel Bronstrup (PDT), que está ocupando uma cadeira na Câmara durante trinta dias.

A Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que é a padroeira do município, é a maior do Sul de Santa Catarina e acontece anualmente no dia 4 de maio. Conforme a proposição, entende-se por patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, que tradicionalmente fazem parte da vida de uma comunidade, cidade, estado ou país.

De acordo com o vereador Daniel Bronstrup a festividade possui sua importância local e regional. “Considerando a grandiosidade do evento e a importância que ele tem no município pensamos que deve ser reconhecido como patrimônio histórico-cultural de natureza imaterial”, destacou.

Ele ainda ressalta a importância histórica que o projeto de lei possui. “Objetivamos com essa proposta evidenciar a necessidade de preservar costumes e memórias culturais e consequentemente valorizá-las”, falou o proponente.

O reitor da Paróquia-Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, Padre Maxssuél da Rosa Mendonça, participou da sessão, bem como, representantes de inúmeras lideranças.