InternetData CenterAssinante

Deputado Felipe Estevão é reeleito presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura

Outros cinco deputados integram a comissão
Deputado Felipe Estevão é reeleito presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura
Foto: Agencia AL
Por Redação Engeplus Em 11/03/2021 às 10:11

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa foi instalada na tarde desta quarta-feira, dia 10, com a recondução dos deputados Felipe Estevão (PSL) e Paulinha (PDT) aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Durante a reunião, foram anunciadas as primeiras ações que serão oficializadas na próxima semana, como o convite para o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, o deputado licenciado Altair Silva (PP), e o gerente de Pesca e Aquicultura, Sérgio Winckler da Costa, apresentarem o projeto Inova Pesca, que pretende implantar uma política pública efetiva para o setor pesqueiro catarinense.

Felipe Estevão agradeceu o apoio e lembrou que os dois primeiros anos no comando da comissão foram de bons resultados e que a meta agora é de ampliar o serviço em apoio ao setor. “Estou deputado e quero deixar esta marca em defesa do setor, com a disposição de enfrentar os graves problemas vividos pelo setor pesqueiro catarinense. Seja na pesca artesanal, seja no segmento empresarial, na pesca de mar ou na piscicultura de água doce”, disse.

O parlamentar também falou da disposição de discutir na comissão os problemas da mortandade de peixes na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, devido ao rompimento da lagoa de infiltração da Casan, em 25 de janeiro deste ano. Segundo estimativas, mais de 200 famílias na região vivem da pesca e, no último mês, os pescadores já precisaram suspender os trabalhos depois do rompimento da lagoa.

Também integram a comissão os deputados Neodi Saretta (PT), Volnei Weber (MDB), Nazareno Martins (PSB), Marlene Fengler (PSD) e Dirce Heiderscheidt (MDB). A deputada Paulinha, eleita vice-presidente, destacou o projeto “Inova Pesca”, que segundo ela, é um programa de infraestrutura pesqueira em Santa Catarina. 

“Atualmente no Estado são identificadas 337 localidades pesqueiras abrangendo 34 municípios no total, que possuem como principais atividades econômicas a pesca, turismo e agricultura. Além disso, Santa Catarina tem destaque nacionalmente quando se trata do setor pesqueiro, já que conta com os maiores produtores de pescado em escala artesanal e industrial. Ainda neste sentido, o setor conta com cerca de 50 mil pescadores profissionais industriais e artesanais, por isso precisamos ouvir o secretário e o gerente de Pesca”, disse.

Colaboração: Ney Bueno/Agência AL