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Vereador cobra alteração na política de corte de energia: ‘estamos com problemas de atendimento’

Júlio Kaminski vai apresentar requerimento na sessão de hoje da Câmara de Vereadores
Vereador cobra alteração na política de corte de energia: ‘estamos com problemas de atendimento’
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus/Ilustrativa
Por Thiago Hockmüller Em 05/10/2021 às 14:26

A política de corte de energia da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) vai estar novamente em discussão na sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma, na noite desta terça-feira, dia 5. Em requerimento, o vereador Júlio Kaminski (PSL) vai sugerir que todos os desligamentos ocorram na primeira hora do dia e que os avisos de corte sejam informados com 60 dias de antecedência.

A pauta surgiu após reclamações de consumidores que tiveram a energia cortada no final da tarde e não tiveram tempo de regularizar o débito no mesmo dia. Além do mais, mesmo após a quitação, não conseguiram ter a energia restabelecida em função da necessidade de atualização do poste e caixa de energia. Confira o vídeo:

“Imagina que a pessoa chega em casa às 21 horas, com um bebê, que foi o que aconteceu, e o corte foi feito. Qual a oportunidade que teve para regularizar a situação? Estamos com problema de atendimento e comunicação. Não há suporte emergencial. Desligou, o padrão não está de acordo, faz a ligação e dá um novo prazo para acertar”, argumenta Kaminski.

O vereador busca agora uma reunião com o diretor presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins. A ideia é levar os problemas para a diretoria da empresa e cobrar soluções. O próprio atendimento aos consumidores também é alvo de reclamação. “Imagino que não deva saber, porque a Celesc não pode admitir isso. Ficou comprovado o tratamento que as terceirizadas estão dando para o consumidor e isso deve ser discutido. Não basta responder, tem que ter solução”, pondera.

O requerimento, a ser votado hoje, deve ser respondido em até 30 dias após o recebimento. Caso os questionamentos e a reunião não surtam o efeito desejado, o vereador promete estudar um projeto de lei sobre o tema. 

“Já tive conversas com outros colegas, vai ser votado hoje e não acredito que algum vereador vote contra. O segundo momento é buscar informação e tentar solucionar pela via mais apropriada, sugerindo soluções. Caso não dê, vou ter que analisar o projeto de lei onde possamos regrar algumas condutas. Como dependemos muito de questões envolvendo Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), teria que estudar o projeto”, explica.

A sessão da Câmara de Vereadores inicia às 17 horas. Confira aqui a pauta do dia.

Entenda como funciona os pedidos de religação:

Solicitação de Religação

PRAZOS DE INCLUSÃO NO SISTEMA Os pedidos de religação efetuados de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, terão os prazos de execução contados imediatamente. Para pedidos incluídos após as 18h, ou em sábados, domingos e feriados, esse prazo começa a contar a partir do dia útil subsequente, às 8h.

O que devo fazer para solicitar a religação?

As solicitações de religação imediata podem ser efetuadas via Agência Web, pelo 08000 48 0120 e pelo Atendimento online. Em todos esses casos, o  consumidor deve enviar, primeiramente, o(s) comprovante(s) de pagamento de todas as faturas vencidas e o Número da Unidade Consumidora para o e-mail comprovante@celesc.com.br. No campo Assunto do e-mail, informar Religação.

Após enviar os comprovantes, o setor de apoio do Call Center leva, em média, 1 hora para fazer o tratamento do e-mail e gerar a religação no sistema. Portanto, após 1 hora, o cliente deve ligar novamente para o Call Center (08000 48 0120) ou entrar em contato com o Atendimento online para verificar se o e-mail foi recebido e a religação foi gerada. Lembrando que os e-mails somente são tratados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A religação também pode ser solicitada via lojas de atendimento presencial, mediante a apresentação dos comprovantes de pagamento de todas as faturas vencidas.
Qual o prazo de execução após inclusão do pedido no sistema?

  • Religação em área urbana – até 24 (vinte e quatro) horas após a solicitação;
  • Religação em área rural – até 48 (quarenta e oito) horas após a solicitação;
  • Religação automática em área urbana – até 24 (vinte e quatro) horas após a identificação automática do pagamento pelo sistema; e
  • Religação automática em área rural – até 48 (quarenta e oito) horas após a identificação automática do pagamento pelo sistema.

Confira tarifas e taxas clicando aqui.

Fonte: Celesc