InternetData CenterAssinante

Vereadores mirins recebem jornalista para palestra online sobre oratória

Andressa Fabris foi quem ministrou o bate-papo
Vereadores mirins recebem jornalista para palestra online sobre oratória
Foto: Divulgação
Por Redação Em 03/09/2020 às 18:45

A postura correta, as melhores palavras, o tom de voz e a linguagem adequada. Todos os ensinamentos referentes ao treinamento da oratória foram apresentados aos vereadores mirins do Legislativo de Criciúma em palestra na Sessão desta quinta-feira, dia 3.

A jornalista Andressa Fabris foi quem ministrou o bate-papo que discutiu técnicas para que os mirins aprimorem suas falas em público. “Para falar bem é muito importante que vocês se conheçam. É importante que saibam o que os deixa nervosos. Além disso, é necessário muito treinamento, organização e alguns truques que ajudam muito”, afirmou a profissional em conversa online com os pequenos.

Técnicas, como o treino da respiração, o direcionamento do olhar, o tipo de linguagem e truques especiais foram passados para os vereadores que, mensalmente discursam no Horário Político e em defesa de suas indicações e requerimentos apresentados na Câmara.

Os aprendizados, para a presidente do Legislativo Mirim, Beatriz Fiera, foram muito importantes. “Foi uma oportunidade muito legal de conhecer mais sobre técnicas de oratória, de como podemos falar melhor em público porque, às vezes, acabamos ficando um pouco nervosos e nos enrolamos nas nossas falas. Com essa conversa aprendemos a como ficar mais tranquilos, mais confiantes e vamos levar isso para a vida”, contou a mirim.

Para a coordenadora do projeto mirim, Fabíola Peruchi, a conversa enriquece a oratória dos vereadores que é trabalhada durante todo o mandato. “Muitos deles ainda ficam nervosos nos espaços de fala que tem durante as sessões. Eles evoluíram muito desde o início do ano e com as técnicas de respiração, relaxamento da boca e quadril, entonação e postura ensinadas pela jornalista vai ser ainda mais tranquilo fazer falas no Plenário e na escola”, pontuou a coordenadora. O próximo encontro mirim será no dia 8 de outubro, de maneira remota.

Colaboração: Talita Grassi