InternetData CenterAssinante

Vereador de primeiro mandato, Juarez de Jesus garante: ‘quero ser parceiro da cidade'

Morador do bairro Ana Maria, ele recebeu 2.159 votos
Vereador de primeiro mandato, Juarez de Jesus garante: ‘quero ser parceiro da cidade'
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 26/11/2020 às 09:53

Ajudar o próximo. Com esse intuito, Juarez de Jesus (PSD) entrou para a política em 2015 e, cinco anos depois, se elegeu vereador em Criciúma com 2.159 votos. Formado em Serviços Sociais e Técnico Contábil, ele criou o projeto Show de Bola há mais de uma década, incentivando as crianças a ter um futuro melhor por meio do esporte.

Ele já havia participado de uma Eleição para vereador, recebendo 1.790 votos, e ficando como suplente. Atuou como vereador por duas vezes, mas por pouco tempo. Desta vez, poderá entrar no Legislativo por uma escolha dos eleitores. Com 44 anos, ele planeja atuar na parte social, focar no diálogo, e buscar não ser o vereador de uma única pasta. 

“Atualmente, sou presidente de Associação de Moradores do bairro Ana Maria e também participo de Rede de Proteção (RPV). Sempre estive engajado em ajudar o próximo, mas nunca fiz nada sozinho. Atuei com parceiros e com pessoas que acreditam em mim e nos meus projetos”, comenta. 

Apesar de já ter atuado por dois meses na Câmara e criado projetos, Juarez ressalta que, desta vez, poderá trabalhar ainda mais pela cidade. “Quero poder dialogar no Legislativo. Não abro mão dos meus princípios e quero ter uma postura justa e dentro do que acredito. Vou buscar fazer política na essência e que se importa com as pessoas. Quero trabalhar para a comunidade e não para manter o próximo mandato”, descreve. 

Por também atuar no RPV, Juarez comenta que quando esteve na Câmara criou um Projeto de Lei para que parques municipais e os três terminais de ônibus da cidade recebessem placas com os telefones do Centro e da Polícia Militar (PM). A intenção era mostrar que as pessoas de vulnerabilidade emocional não estão sozinhas e que existe uma rede disposta a ajudar 24 horas por dia. 

“O vereador não está só na Câmara para criar leis, mas, sim, para representar os cidadãos, e claro, fiscalizar. Meu foco é social, mas quero estar ao lado da saúde, educação e infraestrutura, pois preciso ter uma visão geral. Não serei apenas o cara do social e vamos trabalhar para unir os vereadores”, garante Juarez. 

Apesar de ser do mesmo partido do vice-prefeito Ricardo Fabris, o vereador eleito, mesmo admitindo querer ser parceiro do governo municipal, afirmou que não pode ficar apenas de um lado. “Óbvio que não estamos ali apenas para críticas ou elogios. Quero ser parceiro da cidade e do Executivo. Vamos trabalhar para alinhar todas as decisões”, pondera. 

Futuro 

Apesar de assumir o cargo de vereador apenas em janeiro de 2021, Juarez já planeja o futuro. “Esse mandato será uma experiência pra mim e quero fazer uma avaliação após quatro anos. Sonho em ser prefeito de Criciúma. Parece ser muito distante? Mas também era distante ser vereador. Quero ser o melhor vereador para que eu possa ser chefe do Poder Executivo um dia”, projeta. 

Juarez recebeu o apoio da atual vereadora Camila Nascimento (PSD), que não disputou a Eleição, e conta que aprendeu muito. “Conheci ela na Câmara de Vereadores e hoje temos uma amizade. Ela pediu voto comigo, saiu para a rua ao meu lado e também vou ajudá-la em seus novos projetos. Temos um perfil parecido, principalmente na sensibilidade de olhar para o próximo”, observa. “Apesar de todo o apoio, o mandato é meu e vou trabalhar ao lado de uma equipe, que a Camila está inclusa, para a uma cidade melhor”, acrescenta. 

Atuante no bairro Ana Maria, Juarez ressalta que quer apoiar todas as localidades do município. “Recebi votos em muitos bairros e não posso trabalhar apenas por um determinado bairro. Quero ir para rua e conversar, escutar a população”, aponta. 

E Juarez já está recebendo demandas de pedidos. “As pessoas pedem pavimentação, lombadas. Sempre afirmo que estarei no Legislativo para cobrar por uma via melhor, por exemplo. Sinto que muitas pessoas ainda não sabem a função de um vereador, mas, aos poucos, vamos trabalhando e conquistando nosso espaço”, finaliza.