InternetData CenterAssinante

Mirins participam de bate-papo sobre os perigos da internet

Confira o que foi pauta durante a sessão
Mirins participam de bate-papo sobre os perigos da internet
Foto: Divulgação
Por Redação Em 07/08/2020 às 19:30

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Fundação Telefônica, 55% dos jovens latino-americanos já foram vítimas de cyberbullying e, esse foi um dos temas discutidos pelos vereadores mirins na sessão remota desta quinta-feira, dia 6. Em um bate-papo com a jornalista e especialista em marketing digital, Tatiana Lemos, os jovens puderam tirar dúvidas e falar sobre experiências próprias e de colegas nas redes sociais e jogos online.

“Em virtude da tecnologia nossa vida é muito exposta, por isso é muito fácil de ‘stalkear’ a pessoa nas redes sociais. A partir disso, o abusador usa essas informações para se aproximar das vítimas”, ressalta a jornalista. Diante da grande interação dos mirins com o assunto ficou decidido que haverá um próximo encontro com a especialista para falar sobre os riscos que jogos online e aplicativos podem oferecer.

Tatiana citou os dez principais riscos para crianças e adolescentes na internet:

1)      Sextorsão (sextortion)

2)     Sexting

3)     Happy slapping

4)     Publicação de informações privadas

5) Materiais de abuso sexual de crianças e adolescentes gerados digitalmente

6)    Grooming

7)    Exposição a conteúdos inapropriados

8)    Exploração sexual de crianças e adolescentes na Internet

9)    Cyberbullying / Assédio virtual

10) Abuso sexual de crianças e adolescentes na Internet

Ainda durante a sessão desta quinta-feira, os mirins falaram sobre a importância da arborização no município, casos de depressão durante a pandemia, situação de animais de ruas entre outros assuntos.

O vereador João Vitor Mandelli de Andrade questionou o prefeito Clésio Salvaro sobre a possibilidade da construção da ponte no bairro São Roque, no mesmo local da antiga, que caiu há 10 anos, aproximadamente.

A retirada de duas árvores da calçada da rua Urussanga foram questionadas pelo mirim Antônio Ferreira Scarsi. Segundo ele, é importante salientar a importância das árvores, mas no determinado lugar em que estão plantadas podem causar muito transtornos para a população, conforme vídeo de acidente que foi apresentado durante a sessão. Caso não seja possível a retirada, o mirim pede para que seja feita a poda com urgência.

Por fim, o mirim Cristian Rodrigues Rocha pediu informações ao prefeito sobre as ações que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento no centro de triagem, tendo em vista que a procura aumentou bastante nos últimos dias. Cristian ainda ressalta que podem ocorrer aglomerações no local devido ao aumento dos casos e, que esta situação é muito preocupante e foi denunciada pelo Conselho de Saúde. O próximo encontro será no dia 3 de setembro, também de maneira virtual.

Colaboração: Clara Fernandes

Leia mais sobre: