InternetData CenterAssinante

Giovana Mondardo: a busca pela igualdade de gênero, saúde pública e aproximação com a sociedade

Ela foi eleita com com 2.430 votos e se tornou a vereadora mais jovem do próximo mandato
Giovana Mondardo: a busca pela igualdade de gênero, saúde pública e aproximação com a sociedade
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 28/11/2020 às 11:06

Giovana Mondardo (PCdoB) fez história na política de Criciúma. Com 27 anos, foi a segunda vereadora mais bem votada do município no último dia 15, com 2.430 votos. Foi sua primeira participação em eleições municipais e ela promete, a partir de 2021, contribuir para que a cidade se torne ainda melhor. 

Moradora do Centro, ela é cirurgiã-dentista e formada há quatros pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Natural de Criciúma, Giovana sempre foi ligada à saúde pública e sensibilidade para causas sociais. 

“A saúde pública está interligada a diversos fatores da sociedade, como escolaridade e segurança, por exemplo. Sempre defendi o Sistema Único de Saúde (SUS) e comecei a me dedicar para movimentos estudantis e sociais. Isso me incentivou a entrar para a política, pois acredito ser um lugar de oportunidades e de representatividade”, destaca. “Quando temos boas intenções e queremos uma cidade mais humana precisamos entrar para a política”, completa

Ligada ao voluntariado, Giovana foi para Amazônia em janeiro deste ano. “Foi a maior experiência da minha vida em relação ao voluntariado. Participo de diversos conselhos de saúde e isso sempre me motivou a ajudar o próximo e a lutar por causas sociais”, conta. 

Giovana quer conquistar direitos articulando e construindo leis apoiadas nos princípios da igualdade e respeito à diversidade. “Quero que outras mulheres olhem nosso mandato e queiram disputar eleições. Trabalhar para que o empreendedorismo feminino aumente em nossa cidade, que mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, seja física, psicológica ou sexual, possam ter um atendimento qualificado e mais humanizado no município”, pondera. 

Por ser a vereadora mais nova do próximo mandato, Giovana tem ao seu lado diversos jovens que construíram com ela uma base visando o melhor para a cidade. “Existe um sentimento de identificação e muitos jovens olharam para o projeto e acreditaram. O mandato será com a participação de todos. Me comuniquei com todas as pessoas e isso abriu portas para que muitas pessoas participassem do meu sonho ao meu lado”, observa. 

Política e ações 

Giovana acredita que a Câmara de Vereadores precisa resgatar seu papel de liderança diante à sociedade. “Temos vereadores que estão com mandato há 16 anos e a maioria das pessoas não conhecem os parlamentares, mas não me refiro conhecer por conhecer, cito sobre cobranças também, pois é assim que construímos um lugar melhor”, analisa. 

Giovana quer trabalhar pelos jovens e colaborar com o futuro. “O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou em pesquisa que a taxa de desemprego entre pessoas de 18 a 24 anos passa de 41% no Brasil e precisamos mudar isso”, cita. 

A vereadora é filiada ao partido PCdoB há cinco anos e construiu uma base ainda em 2019 para disputar as eleições municipais. “Fiz cedo um projeto, ainda em março do ano passado, e tínhamos reuniões a cada 15 dias. Iniciamos 2020 com debates virtuais já em fevereiro, pois a pandemia já estava acontecendo. Nesses encontros, abordamos muitos temas e isso nos fortaleceu para que construíssemos uma equipe alinhada e que pensasse no futuro de Criciúma”, afirma Giovana. 

“Estou aqui para ajudar a cidade. Não sou uma menina que dei sorte na política. Trabalhei muito para conquistar o mandato”.
Giovana Mondardo
------------------------

Redes sociais 

Giovana é muito ligada às redes sociais e possui mais de 18 mil seguidores. Apesar de se comunicar diariamente de forma virtual, realizar lives e estar aberta ao diálogo, ela acabou sofrendo ataques, mas garante que sempre lidou bem com as críticas. “Se as pessoas que me criticam estão abertas ao diálogo, nós vamos conversar e está bem cada um pensar diferente, isso é importante. Mas atacar por atacar não me afeta. Sempre fui aberta ao diálogo e será assim na Câmara”, ressalta. “Sempre tive a capacidade de ouvir o outro lado, pois é só assim que vamos construir caminhos melhores”, completa. 

“A vida por si só é um aprendizado. Estou entrando na Câmara com os ouvidos abertos para aprender também”
Giovana Mondardo 
------------------------

Câmara de Vereadores em 2021 

Giovana já trocou mensagens com alguns vereadores e também conversou com o prefeito reeleito Clésio Salvaro (PSDB) por telefone. “Vamos precisar de muita independência. Comentei com o prefeito: os bons projetos serão aprovados e críticas serão realizadas. Existem vereadores que estão na Câmara apenas para criticar o chefe do Poder Executivo e não serei assim”, garante. “Já adianto que serei contra a ataque aos servidores públicos. Vou me posicionar firmemente na Câmara contra isso”, adianta.

Apesar de assumir o cargo apenas em janeiro, Giovana já pensa no futuro e não descarta disputar as eleições em 2022. “Se a avaliação for positiva para disputar ao cargo de deputada estadual, irei concorrer a eleição, sim. Tenho convicção que quero continuar na política servindo minha cidade, meu estado e, por que não, o Brasil?”, comenta. 

Giovana ainda destacou a participação do PCdoB nas eleições. “Não sou maior que o partido e sou partidária. Conquistei meu mandato com pessoas também ligadas ao partido e construímos uma base forte. Se eu tivesse em outro partido, eu não ia poder me posicionar como me posicionei em diversos momentos”, analisa. “PCdoB surpreendeu nas eleições e mostrou para o que veio e se mostrou grande”, finaliza.