InternetData CenterAssinante

Deputados emitem nota sobre saída do secretário de Saúde

Helton Zeferino pediu exoneração do cargo na noite dessa quinta
Deputados emitem nota sobre saída do secretário de Saúde
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 01/05/2020 às 08:10

Após Helton Zeferino pedir exoneração do cargo de secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, deputados que fazem parte da Comissão Especial emitiram uma nota, ainda na noite de quinta-feira, dia 30. Eles afirmam que o ocorrido é uma resposta as ações realizadas pelo trabalho da Comissão. Confira na íntegra o que diz a nota:

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa para fiscalizar as ações de combate à pandemia do coronavírus - Covid-19 em Santa Catarina, diante da confirmação do pedido de exoneração do Sr. secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, recebido e aceito pelo governador Carlos Moisés da Silva na noite desta quinta-feira (30/04/2020), vem através desta nota oficial reforçar que a medida é uma resposta às ações que começaram com o trabalho desta Comissão Especial, identificando irregularidades no contrato de compra de respiradores pulmonares por parte do governo. Foi o detalhamento feito pela comissão que permitiu perceber os graves erros do processo, entre eles, o pagamento antecipado do produto, bem como a autorização do empenho e de liquidação do valor de R$ 33 milhões de forma irregular, burlando as normas que regem o bom andamento das compras feitas por órgãos públicos.
Também foi a comissão que aprovou, por unanimidade, requerimento solicitando ao governador Carlos Moisés o imediato afastamento das funções do Sr. Helton Zeferino, a fim de permitir a plena investigação dos fatos ocorridos. Pleito que também ganhou apoio unânime do plenário da Assembleia Legislativa, e agora é atendido através do aceite do governador do pedido de exoneração do secretário de Estado da Saúde.
Findada esta etapa, a Comissão Especial seguirá com seu trabalho de fiscalização das ações governamentais no combate à pandemia, cumprindo com sua função republicana de zelar pelo dinheiro que é de todos os catarinenses.

Deputado Marcos Vieira
Presidente da Comissão Especial

Desde a revelação da suspeita de compra de respiradores fantasmas pela Secretária de Estado da Saúde (SES), o governador Carlos Moisés vinha sendo pressionado para afastar Zeferino da função de chefe da pasta.