Política

Brasília

Senado debaterá fim do auxílio-moradia para autoridades em 2018

02
JAN
2018
| 22h22
22h22
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Pedro França / Agência Senado

Uma sugestão legislativa apresentava via porta e-Cidadania prevê o fim do auxílio-moradia para deputados, senadores e juízes, com o argumento de que o benefício constitui um privilégio e deve ser extinto como forma de moralizar a utilização do dinheiro público.

A ideia conseguiu, no mesmo dia em que foi registrada, 11 de julho, as 20 mil assinaturas exigidas para que entrasse na pauta da CDH e Legislação participativa, colegiado que tem o poder de transformar as sugestões enviadas pelos internautas em projetos de lei.

A relatoria do texto foi entregue ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que pediu que a CDH aprofunde o debate por meio de uma audiência pública. O senador Telmário Mota (PTB-RR) também assinou o requerimento e espera que ele seja um dos primeiros debates de 2018. “Para que a gente pudesse começar esse debate tão importante logo na nossa volta do recesso, é um debate importante para a sociedade brasileira esse do auxílio-moradia para as autoridades constituídas”, comentou o senador Mota.

Em 2016 a União gastou R$ 1,1 bilhão com auxílio-moradia de autoridades, servidores e comissionados dos três poderes. O cálculo é da ONG Contas Abertas que está entre os convidados para a audiência na CDH. Também serão chamados para a audiência, que não tem data marcada, representantes da Secretaria do Tesouro Nacional, da Associação Nacional dos Membros do MP, da Associação dos Magistrados do Brasil e da ONG Transparência Brasil. 

Em 28 de dezembro a sugestão legislativa que pede o fim do auxílio-moradia já ultrapassava os 780 mil apoios.

(Colaboração: Marcela Diniz / Rádio Senado)

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Doar esmola prejudica quem a recebe'É a primeira vez que assumo uma fria dessa', brinca Celito CardosoVÍDEO: Baixa Terapia comemora sucesso de vendas e anuncia sessão extraEmoção marca evento da Casa GuidoEstudantes do IFSC Criciúma se preparam para competição no CanadáEleições para a Câmara Mirim iniciam a todo vapor