InternetData CenterAssinante

O que você precisa saber para votar neste domingo

A eleição está chegando e é preciso estar atento
O que você precisa saber para votar neste domingo
Foto: Divulgação
Por Nícola Martins Em 02/10/2018 às 14:57

O próximo domingo, dia 7, será de eleição geral no Brasil. Vamos eleger deputados federais, estaduais, senadores, governadores e presidente da República. Para governador e presidente, há possibilidade de segundo turno no dia 28 de outubro se nenhum dos candidatos alcançar maioria absoluta (50%+1) dos votos válidos.

Serão seis votos dados pelo eleitor neste domingo. O primeiro será o de deputado federal, com quatro dígitos. Depois, para deputado estadual, com cinco dígitos. Neste ano, vamos votar duas vezes para senador, três dígitos cada um. Depois, é a vez de votar para governador, dois dígitos. E para presidente da República, dois dígitos também. Neste link, você pode imprimir sua colinha para levar no dia da eleição.

Seu voto é individual e independente para cada cargo. Votar branco ou nulo para um cargo, não anula o seu voto dado a outro cargo. Para o resultado final da eleição, é contabilizada somente a quantidade de votos válidos, ou seja, aqueles dados a algum candidato ou a um partido, no caso da eleição para deputados.

Para votar, é necessário estar portando um documento oficial com foto. Pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho ou o passaporte. O título de eleitor não é obrigatório, mas é importante para que você saiba qual a sua seção eleitoral. Neste link, você pode verificar qual é a sua seção e o endereço, caso tenha sido alterado.

O Portal Engeplus e a TV Engeplus estarão cobrindo as eleições em toda a região Sul de Santa Catarina neste domingo, dia 7 de outubro. Estaremos em tempo real noticiando tudo que acontecerá durante o dia com as principais informações. Utilize a #EngeplusNasEleições em suas postagens e faça parte de nossa equipe de cobertura. Confira mais detalhes em nossas redes sociais.

Leia mais sobre: