InternetData CenterAssinante

Câmara Mirim: votações iniciaram nesta quarta-feira

Até sexta-feira, cerca de 4.000 alunos depositarão seus votos
Câmara Mirim: votações iniciaram nesta quarta-feira
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 07/11/2018 às 18:06

A quarta-feira, dia 7, foi movimentada em quatro, das 14 escolas participantes do projeto Câmara Mirim. Tudo porque iniciou hoje a votação nas instituições e que elegerá os 17 novos vereadores mirins para o mandato de 2019. Até sexta-feira, cerca de 4.000 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade depositarão seus votos nos 54 candidatos inscritos nesta edição.

O projeto é destinado a alunos do ensino fundamental de todas as escolas da cidade e tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e as instituições de ensino. A ideia é ensinar as crianças sobre o papel do vereador na sociedade.

A coordenadora do projeto, Amanda Michelon, tem boas perspectivas para esta edição. “Tivemos um aumento no número de escolas em relação à última edição e também a participação, pela primeira vez, de algumas instituições”, afirmou.

 A vereadora Geovana Benedet Zanette (PSDB), responsável pelo projeto, compartilha as boas expectativas para 2019. “Acredito que o próximo ano vai ser ainda mais produtivo. As sessões vão iniciar em março e serão dez meses de Legislatura. Com o projeto a gente fortalece essa participação cidadã. É de grande importância eles se sentirem cidadãos da mudança,” completou a parlamentar.

Os 54 candidatos tiveram pouco mais de um mês para apresentar suas propostas. “O candidato que eu votei, além de responsável e legal, com certeza vai nos ajudar a conseguir mais segurança para a escola”, comentou Rayana Frazão, aluna da escola Pascoal Meller.

Segurança, obras de infraestrutura e aulas complementares, como dança, teatro e esportes, são as propostas que mais estampam os materiais dos candidatos. Conforme a diretora da escola Profº Francisco Skrabski, Charlene Hilário, é um momento muito especial para toda a escola. “É importante para as crianças perceberem como um cidadão deve se portar diante da sociedade e os vereadores tem oportunidade de saber como um vereador, de fato, atua na sociedade”, contou a diretora.

Nesta quarta-feira a equipe de organização do Projeto esteve com as urnas nas escolas Antonio Minotto, Pascoal Meller, Francisco Skrabski e Pe. Paulo Petruzzellis (Bairro da Juventude).

As votações seguem nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 11 horas e das 13h às 16 horas. Na sexta-feira, dia 9, a apuração dos votos inicia às 18 horas e será transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara (www.facebook.com/camaracriciuma). Os vereadores eleitos tomam posse em fevereiro de 2019. O IPC (O Instituto de Pesquisas Catarinense) será responsável pela apuração, que acontece no Legislativo.

Confira o dia de votação em cada escola:              

Quinta-feira (08/11)

Colégio Unesc

E.E.B Irmã Edviges

E.M.E.I.E.F Augusto Pavei

Satc

Colégio Soletrando

 

Sexta-feira (09/11)

Colégio Rogacionista Pio XII

E.M.E.F Erico Nonnenmacher

E.M.E.I.E.F José Contim Portella

E.E.B Rubens Arruda Ramos

Sesi Escola.

 

Colaboração: Daniela Savi - Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Criciúma