InternetData CenterAssinante

Balneário Rincão inicia comemorações do aniversário da cidade

Município foi criado com a aprovação da Lei 12.668 de 3 de outubro de 2003
Balneário Rincão inicia comemorações do aniversário da cidade
Por Redação Engeplus Em 03/10/2017 às 15:19

Na manhã desta terça-feira, dia 3 de outubro, o Balneário Rincão comemorou 14 anos de emancipação. O município foi criado com a lei 12.668 aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo então governador Luiz Henrique da Silveira. Um dos líderes da Comissão Emancipacionista, o prefeito Jairo Custódio fez um relato de toda a luta de Balneário Rincão até ter o município instalado em 1º de janeiro de 2012.

Segundo o prefeito, a data de hoje é muito importante. Ele conta que quando se elegeu vereador por Içara no ano de 2000 traçou três metas, que eram a construção de uma escola municipal, a criação de um distrito industrial e como missão especial lutar pela emancipação do então distrito de Balneário Rincão. Custódio primeiro falou da criação da comissão, que contou com lideranças do município de diversas siglas partidárias como o então sub-prefeito Naelti Viana e o empresário Nilton Cardoso.

História

Custódio relatou que foram três anos de muito trabalho com muitas idas e vindas de Florianópolis para convencer o Governo do Estado, os deputados estaduais e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina para que fosse criado o município. “Até que o TRE autorizou a realização do plebiscito, mas com a participação dos moradores de todo o município de Içara”, recorda-se o prefeito. Mesmo com os ares de uma eleição, já que a ida nas urnas dos eleitores de Içara foi obrigatória, a emancipação foi aprovada com 52,5% dos votos, sendo 12.500 favoráveis e pouco mais de 11 mil contras.  “Nessa votação o Balneário Rincão foi consagrado com a independência de Içara”.

Quando os moradores já se preparavam para as eleições em 2004, surgiu uma ação direta de Inconstitucionalidade contestando a criação de Balneário Rincão. A alegação era de que a Lei de Emancipação de Santa Catarina não seguia as regras da Constituição Federal. “Iniciamos mais uma grande batalha com a comissão mais uma vez se reunindo e lutando até o ano de 2011, quando o ministro do STF Marco Aurélio aprovou a PEC das Emancipações e pudemos marcar as eleições para 2012”, ressaltou o prefeito.

Programação de aniversário

07/10

9 horas – abertura da Rua do Lazer
14h30 – Apresentação dos projetos
16 horas – Cirquinho do Revirado
17 horas – Aulão de Zumba
19h30min – Show Cristian Aguiar
21h30min – Show dupla Elton e Everton

15/10

9 horas – Corrida Rústica
10 horas – Maratoninha
 
16/10

9 horas – Abertura do Microrregional do Moleque Bom de Bola
 
21/10

9 horas - Encontro de Motos
9 horas - Festival de Rock
14 horas – 6ª etapa Copa MTC e Enduro de Regularidade
 
28/10

13 horas – Festival de Orquestras Gospel
28 e 29/10 – Etapa do Campeonato Brasileiro de Triatlon