InternetData CenterAssinante

Agricultor, professor, empreendedor e visionário: a história de Zefiro Giassi

Aos 86 anos, Zefiro é presidente da Rede Giassi Supermercados que conta com 15 lojas
Agricultor, professor, empreendedor e visionário: a história de Zefiro Giassi
Foto: Rafaela Custódio
Por Rafaela Custódio Em 11/03/2020 às 11:45

Ao caminhar pela rede de Supermercados Giassi os consumidores não imaginam o que aconteceu para que as prateleiras fossem compradas ou até como uma empresa possui mais de seis mil funcionários diretos e está em diversas cidades de Santa Catarina. Criciúma, Araranguá, Içara, São José, Palhoça, Blumenau, Sombrio, Joinville, Tubarão e Jaraguá do Sul possuem a marca Giassi. 

A rede Giassi foi construída há 60 anos pelo içarense Zefiro Giassi de 86 anos, mas ele nem sempre foi empresário. Filho de Angelo e Lúcia, ele trabalhou como agricultor com os pais e também atuou como professor na cidade onde nasceu. Na busca por uma vida melhor e por mais oportunidades, Zefiro começou atuar em outras áreas e foi então que tudo começou.

Atualmente sendo empresário e líder de uma grande empresa, ele trabalhou por 10 anos como professor. Foi nesse período em que dava aulas para as séries iniciais que decidiu organizar um sistema cooperativo para comercializar materiais escolares a preços mais acessíveis. 

Em 1960, Giassi iniciou uma nova etapa em sua vida profissional. Ele largou as salas de aula e começou um pequeno comércio na área Central de Içara. Na época, sua primeira loja era de tecidos e ferragens, produtos em que buscou em São Paulo com 350 mil cruzeiros (dinheiro da época) e para a década de 60 era um empreendimento visionário. 

Zefiro percebeu que poderia ir além e os tecidos foram substituídos por materiais de construção e também gêneros alimentícios. “Não me dei tão bem com os tecidos e vi uma oportunidade que graças a Deus deu certo. Trabalhava muitas vezes seis vezes por semana e aos domingos, quando ia à missa, voltava para a loja para vender também, porque as pessoas do interior vinham à igreja e já aproveitavam para comprar. Eu ia deixar de ajudá-las? Não. Então abria o comércio também. Foi um momento de aprendizado e crescimento”, lembra Giassi. 


Foto: Divulgação Giassi 

A primeira filial Giassi abriu em 1968 em Araranguá, também no Sul de Santa Catarina. A cidade possui, hoje, duas lojas. Seguindo as tendências do setor, em 1970 o empreendimento deixou o atendimento de balcão para ingressar no autosserviço, marcando assim o surgimento do primeiro supermercado Giassi.

Após 60 anos, a Rede Giassi ampliou e conta atualmente com 15 lojas em Santa Catarina. É o 23º supermercado no ranking nacional em faturamento, 5º na região Sul do Brasil e 2º no Sul do Estado. 

Mas afinal, quem é Zefiro Giassi? 

Zefiro Giassi é líder, empresário, marido de Ana Maria Zilli há mais de 65 anos, pai de cinco filhos - Rosália, Osni, Maristela, Mariléia e Rogério. Hoje, possui 14 netos e oito bisnetos. Ele trabalha diariamente, seis vezes por semana. Chega ao escritório da empresa ainda cedo, por volta das 7 horas, e fica ali até as 18 horas. Com 86 anos, ele não se vê longe da instituição. 

“Tudo na vida tem um começo, meio e fim. É natural do ser humano. Sinto que ainda posso contribuir, ainda posso estar aqui e isso me motiva todos os dias. Por isso venho diariamente. Todos os meus filhos estão envolvidos na empresa e é isso que sempre visei para que tudo sempre esteja entre nós. Mas hoje não me vejo longe daqui”, garante. 

O presidente da Rede Giassi conta que sua vida pessoal é tranquila e como qualquer pessoa ele possui suas atividades. “Faço exercício físico seis vezes por semana e são 40 minutos de atividade. Gosto de caminhar e de me exercitar”, conta. 

“Meu maior lazer é estar trabalhando. Nada me deixa mais feliz que trabalhar e estar aqui dentro ajudando nas atividades. Mas garanto que dinheiro não deixa ninguém rico, ninguém. A riqueza está dentro do seu coração. A maior riqueza são os amigos diários”. 

Família: nada faria sentido sem ela 

Durante toda a entrevista, Zefiro citou sua esposa em diversos momentos e ele garante que ela sempre esteve ao seu lado. “Minha mulher ama jardim, temos dois cachorros que são também nossos companheiros. Hoje, ela naturalmente precisa mais de mim. Fizemos nossas atividades juntos e estamos sempre pensando um no outro. Sem ela nada disso existiria, pois foi a Ana que esteve ao meu lado desde o início”, relata. 

“A melhor forma de ensinar é dar o exemplo”.
Zefiro Giassi

“Sempre trabalhei muito desde muito novo e por diversas vezes vi meus filhos poucas vezes, mas os cultivei, dei amor e os ajudei em todos os momentos. É necessário também pensar na família e sempre fiz isso”. 

Política 

Zefiro também atuou na política. De 1963 até 1966 ele atuou como vereador em Içara pelo partido PSD. “Cheguei a pensar sim em ser candidato a prefeito na cidade. Mas vi que não era o momento, acabou passando e não me envolvi mais. Hoje, apenas acompanho a política, mas não estou diretamente ligado”, confessa. 

“As pessoas confundem partido A com B e isso é ruim para o povo. Me sinto bem em ter participado da política de Içara e ter ajudado o município, não me arrependo”, declara.

Zefiro comenta que busca ajudar todas as pessoas com diversos projetos por meio também da Rede Giassi. “Tentamos ajudar sempre que possível. Obviamente não conseguimos abraçar a todos, mas tentamos ajudar, sim”, conta.

No mês de janeiro, a Rede Giassi entregou a diversas instituições de Santa Catarina o valor de R$ 16.707,80 em relação ao troco solidário. Desde o início do projeto foram destinados R$ 1.461.511,49 as entidades do Estado. 

O que Zefiro construiu na Rede Giassi? 

Uma rede com 15 lojas de varejo instaladas em 10 cidades catarinenses - Araranguá, Blumenau, Criciúma, Içara, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, São José, Sombrio e Tubarão. 

Atualmente a rede Giassi também conta com frigorífico. No setor de derivados cárneos e queijos são produzidas cerca de quatro toneladas de fatiados ao dia. O processo de produção é semelhante ao da carne bovina em termos de segurança e qualidade. 

Premiações 

2005 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2006 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2007 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2008 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2009 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2010 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2011 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2012 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2013 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2014 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2015 Top of Mind (Supermercado Região Sul)

2016 Top of Mind (Supermercado Estado)

2017 Top of Mind (Supermercado Estado)