InternetData CenterAssinante

Morre padre Oscar Paulo Pietsch, aos 58 anos

Ele era vigário do Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá
Morre padre Oscar Paulo Pietsch, aos 58 anos
Foto: Divulgação
Por Lucas Renan Domingos Em 17/10/2020 às 07:49

A Diocese de Criciúma comunicou na noite dessa sexta-feira, dia 16, a morte do padre Oscar Paulo Pietsch, aos 58 anos. O sacerdote estava em tratamento de saúde há alguns anos e havia recebido alta do hospital na última quinta-feira, dia 15, vindo a óbito na casa da família. Atualmente ele era vigário no Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, onde o corpo está sendo velado.

Na manhã deste sábado, dia 17, serão realizadas três Missas de Exéquias às 9 horas, às 11 horas e às 15 horas. Logo após acontecerá o sepultamento no Cemitério da Sapiranga. Pietsch completaria 30 anos de sacerdócio no dia 8 de dezembro deste ano.

Em nota, o padre Maxssuél Mendonça, reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, lamentou a morte do amigo. “É com muito pesar, coração com muita tristeza que comunico a páscoa do nosso amigo, pai espiritual e irmão no sacerdócio Pe. Oscar Paulo Pietsch, acontecido às 21h45min, na casa de sua família. Um amigo, servidor do Reino de Deus, um irmão que entra hoje no céu, nos deixando a certeza da Ressurreição. Sua fé, seu apostolado, seus aconselhamentos hoje nos aproximam mais de Deus”, escreveu.

Como forma de luto, o santuário também cancelou toda a sua programação deste sábado e também para o restante da semana, como a Festa do Divino, atendimentos e reuniões.

Histórico do padre Oscar Paulo Pietsch

Natural de Araranguá, Padre Oscar nasceu em 26 de Outubro de 1961, filho de Paulo Alexandre Piesch e Idia Alexandre Piesch. Iniciou os estudos de preparação para o sacerdócio no ano de 1981, quando ingressou no Seminário Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Tubarão, aos 19 anos. Concluiu a faculdade de Filosofia pela Fundação Educacional do Extremo Sul Catarinense (Feesc), no ano de 1986 e Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc), no ano de 1990.

Foi ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1990, pelo bispo da Diocese de Tubarão, DomOsório Bebber. Sua atuação pastoral iniciou como pároco na Paróquia São Donato, em Içara, entre os anos 1991 e 2005. Foi pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa do Sul entre os anos 2005 e 2011, reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, entre os anos 2011 e 2017 e pároco na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul, no ano de 2018. Desde 2019 atuava como vigário paroquial na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá.