InternetData CenterAssinante

Criciúma e Santa Catarina em luto pela morte de Altair Guidi

Órgãos emitiram notas de pesar durante esta terça-feira
Criciúma e Santa Catarina em luto pela morte de Altair Guidi
Por Amanda Garcia Ludwig Em 23/01/2018 às 15:02

Após o anúncio oficial da morte do ex-prefeito de Criciúma Altair Guidi, órgãos municipais e estaduais manifestaram pesar através de notas oficiais. Tanto a Prefeitura de Criciúma quanto o Governo do Estado de Santa Catarina decretaram luto oficial de três dias. A Câmara de Vereadores de Criciúma destacou a trajetória de Guidi de respeito ao próximo, amor e dedicação à cidade.

A solenidade de entrega da nova aeronave do Saer para Criciúma, que aconteceria nesta quarta-feira, dia 24, também foi cancelada em razão do falecimento de Guidi. Uma nova data deve ser anunciada em breve. Confira as notas oficiais na íntegra.

Nota Oficial de Luto da Prefeitura Municipal de Criciúma

Pesar é o sentimento de tristeza e abatimento que estamos todos sentindo neste momento. A Prefeitura Municipal de Criciúma, em nome do prefeito Clésio Salvaro e do vice-prefeito Ricardo Fabris, vem a público lamentar profundamente a morte do ex-prefeito, Altair Guidi, aos 81 anos. Nosso sentimento é de solidariedade à família. 

A saudade e a dor que emerge pela perda de um cidadão exemplar, pai de família, líder político e de ilibado espírito público ficará para sempre marcado na história de Criciúma. É dever do Poder Público criciumense render justas homenagens àquele que com o trabalho, o exemplo e a dedicação, contribuiu para o bem-estar da cidade.

O Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro decreta luto oficial de três dias no município, no uso de suas atribuições legais que lhe confere a Lei Orgânica Municipal.

Nota de pesar da Câmara de Vereadores de Criciúma

O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Julio Cezar Colombo, em nome de todos os parlamentares e funcionários deste Poder Legislativo, manifesta seu pesar e sua solidariedade aos familiares do ex-prefeito de Criciúma e ex-deputado estadual Altair Guidi, que faleceu hoje, no Hospital São José, aos 81 anos.

O ex-prefeito deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação à cidade, família e amigos. Diante desta perda irreparável, o presidente se solidariza com os familiares e amigos, rogando a Deus conforto para todos da família.

O ex-prefeito assumiu o cargo de Chefe do Poder Executivo por duas vezes, de 1977 a 1983, e entre 1989 e 1993. Foi também deputado estadual por quatro vezes, e atuou como Secretário Estadual de Planejamento.

Luto oficial - Governo de Santa Catarina

O governador do Estado em exercício, Eduardo Pinho Moreira, decretou nesta terça-feira, 23, luto oficial de três dias em Santa Catarina pelo falecimento do ex-deputado estadual Altair Guidi. Ele lutava há vários meses contra um câncer, mas não resistiu. Completou 80 anos no último dia 14 de janeiro.

Eduardo Pinho Moreira lamentou a morte e destacou sua relação com o político. “Sempre houve uma relação muito próxima com o Altair e de respeito com a atividade pública. Fomos adversários muitas vezes, mas também aliados em muitas outras vezes. É claro que o reconheço como um homem que se dedicou à causa pública e ajudou a construir Criciúma e o Sul do Estado”, disse.

Acic lamenta morte do ex-prefeito Altair Guidi

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lamenta profundamente a morte do ex-prefeito de Criciúma, Altair Guidi, aos 81 anos, ocorrida nesta terça-feira, 23, no Hospital São José. Casado com a ex-senadora, professora Sandra Zanatta Guidi, teve os filhos Andrea e Ricardo.

Reconhecido como um dos maiores políticos de Criciúma, deixa, sem dúvida, um grande legado na história da cidade e também do Estado de Santa Catarina, onde atuou como deputado estadual por cinco mandatos.

Prefeito de Criciúma por dois mandatos, em 1977-1983 e 1989-1992, Altair Guidi esteve à frente de importantes projetos estruturantes para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Foi responsável pela construção do Parque Centenário, Ginásio Municipal, Terminal Rodoviário, aeroporto, calçadão da Praça Nereu Ramos, Anel Viário Central, entre outras obras. A educação e a cultura também foram marcas do seu governo com a criação dos Centros de Educação Integrada de Criciúma (CEIC), da biblioteca municipal, do Monumento às Etnias, da Quermesse de Tradição e Cultura, hoje Festa das Etnias, e da galeria de artes, no Parque Centenário.

“Altair Guidi foi um fazedor de obras, sendo responsável por grandes obras estruturantes, assim como foi marcante para a guinada cultural em Criciúma. Podemos dividir Criciúma antes e depois dele. Personalidade que serve de exemplo para os empresários com uma administração empreendedora”, coloca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Neste momento tão doloroso nos solidarizamos com a família e amigos do ex-prefeito.

Leia mais sobre: