InternetData CenterAssinante

Após homenagens e cortejo fúnebre, Luiz Carlos Cancellier é sepultado

Após homenagens e cortejo fúnebre, Luiz Carlos Cancellier é sepultado
Foto: Ítalo Padilha/Agecom
Por Douglas Saviato Em 04/10/2017 às 08:03

Um cortejo fúnebre partiu por volta das 15 horas dessa terça-feira, dia 3, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a caminho do cemitério Jardim da Paz, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.  Após a chegada do corpo do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, iniciou-se um culto ecumênico, lhe foram feitas as últimas homenagens, ocorrendo o sepultamento em seguida.

Antes do ato no cemitério, no fim da manhã dessa terça-feira, foi realizada uma Sessão Solene Fúnebre do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores, no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O mesmo local que recebeu Cancellier na solenidade de posse em 10 de maio de 2016, recebeu o seu corpo para uma última homenagem. Uma foto do reitor estampava os dois telões do auditório. A beca branca e um colar com o brasão da universidade ocuparam a cadeira vazia na mesa solene, ao lado de Alacoque Lorenzini Erdmann, reitora em exercício.

Com capacidade para 1.375 assentos, o auditório estava lotado, com pessoas sensibilizadas com a morte do reitor, muitas de pé e sentadas no corredor. Nos discursos, predominaram as críticas à ação da Operação “Ouvidos Moucos” da Polícia Federal, que resultou na prisão, por um dia, e afastamento do reitor da universidade desde 14 de setembro.

A cobertura midiática desses últimos eventos também foi ressaltada como irresponsável e desproporcional. Uma faixa foi levada até o palco com a frase: “Democracia de luto em luta! Aqui mais uma vítima: da canalhice do estado de exceção e sua mídia.”

Colaboração: Comunicação UFSC