InternetData CenterAssinante

Morre ex-prefeito Algemiro Manique Barreto

Atualizada / Empresário estava hospitalizado desde o feriado de Corpus Christi
Por Redação Engeplus Em 31/05/2016 às 08:40

Atualização de matéria às 11:24 / Vítima de complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonia e falência múltipla de órgãos, o ex-prefeito de Criciúma, Algemiro Manique Barreto, 86 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira. Ele estava internado no Hospital São João Batista desde o feriado de Corpus Christi e teve seu quadro clínico agravado na madrugada de sábado.

O ex-prefeito nasceu em 11 de julho de 1929 no distrito de São Bento Baixo, município de Nova Veneza. Filho de agricultores e ex-seminarista, mudou-se para Criciúma em 1949 para trabalhar como calçadista e pouco tempo depois como alfaiate.

No final dos anos 50 dedicou-se ao comércio de tecidos e na década seguinte fundou fábricas de guarda-chuvas e de calças, a Confecções Calcutá, com o cunhado Santos Longaretti. Dedicou-se também ao transporte de carga, ramo em que permaneceu até 2010.

Carreira política - Vereador mais votado em 1965, assumiu a presidência da Câmara (1968/69). Prefeito de 1973 a 76, realizou obras de infraestrutura como a Avenida Centenário, a Rodoviária e a pavimentação da Rodovia Luiz Rosso (Acesso Centro) e da Avenida Luiz Lazzarin (Rio Maina). Em 1978, foi eleito deputado estadual.

Manique teve ainda atuação destacada no Lions Clube, ocupando o cargo de governador distrital em duas oportunidades. Sua dedicação às causas comunitárias incluíram a direção do Bairro da Juventude por vários anos. Algemiro também foi presidente do Comerciário na década de 60 e era conselheiro vitalício do Criciúma Esporte Clube.

Velório - O velório ocorrerá na capela mortuária do Cemitério São Luiz a partir das 15 horas desta terça-feira com sepultamento no jazigo da família às 10 horas desta quarta-feira, dia 1º.