InternetData CenterAssinante

Sesquicentenário de Tubarão - 1870 / 2020. Em construção e reconstrução, sempre

Sesquicentenário de Tubarão - 1870 / 2020. Em construção e reconstrução, sempre
Por Willi Backes Em 27/05/2020 às 12:48

No mês de Agosto de 1774, há 246 anos, no Brasil período colonial era fundada em área hoje conhecida por sul catarinense, a Vila Tubarão tendo à frente o Capitão João da Costa Moreira. A denominação derivada da linguagem indígena “Tuba-Nharõ”, Tubarão em 27 de Maio 1870, portanto a 150 anos, através da Lei Provincial n. 635, buscou emancipação político-administrativa da Província de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.

Hoje com aproximadamente 115 mil habitantes, Tubarão está entre os 15 principais PIB´s (Produto Interno Bruto) dos municípios de Santa

Catarina, apresentando destaque importante nos quesitos “desenvolvimento humano” e “desenvolvimento econômico” no Estado e no Brasil.

Ao longo de sua jovem e vitoriosa história, Tubarão enfrentou intempéries de toda ordem e grandeza, que ceivaram vidas humanas e patrimônios individuais e coletivos. Quanto mais sacrificada, mais Tubarão aglutinou forças. De geração em geração, filhos e filhas Tubaronenses edificaram e edificam próspera comunidade catarinense e brasileira.

Dentre muitas, despontam em Tubarão entidades e organizações com ações que objetivam desenvolvimento com crescimento econômico, cultural e educacional coletivo. Assim é com a UNISUL – Universidade do Sul Catarinense, ACIT – Associação Empresarial de Tubarão, diferenciado e completo Complexo Médico, diversificados sistemas construtivos, comércio ativo em todas as áreas, notadamente no Farol Shopping, destaque entre os similares existentes em Santa Catarina.

Por todas as boas razões, Tubarão é centro econômico, cultural e social referência na AMUREL – Associação dos Municípios da Região da Laguna e em toda Santa Catarina.

 

Leia mais sobre: