InternetData CenterAssinante

Parabéns, Forquilhinha. É assim que se faz!

Envie sugestões para nossacasa@engeplus.com.br
Parabéns, Forquilhinha. É assim que se faz!
Por Willi Backes Em 16/12/2019 às 11:22

No dia 11 de dezembro de 2019, a Prefeitura de Forquilhinha – Prefeito Dimas Kammer e Vice Felix Hobold - com apoio total e irrestrito da Câmara Municipal Presidida por Maciel da Soler e seus pares, homenageou um dos fundadores da comunidade alemã com denominação de equipamento público de Centro Cultural Nicolau Preis. 

Forquilhinha foi fundada em Abril de 1912 e já em 1918 a comunidade tinha o seu 1º Coral, liderado pelo maestro Nicolau Preis, recolhecido incentivador da cultura alemão. O grupo de canto folclórico, centenário, se mantém ativo até os tempos atuais, com a denominação “Deutche Gruppe”. 

SEGUNDA GERAÇÃO NASCIDA NO BRASIL.

Os primeiros da Família Preis vieram pro Brasil, oriundos de Schweich, da Alemanha em 1828. Aqui se casaram Friedrich Preis (17/12/1794) e Helena Elisabetha Lieser (29/10/1816) e tiveram os filhos Tereza Helena e Emanuel, que permaneceram solteiros e, Bernardo Preis que se casou com Agnes Loch.

Do matrimônio de Bernardo e Agnes, nasceram e se casaram os filhos:

Matias Preis x Maria Madalena Erhardt – Catarina Preis x José Back – Teresa Preis x João Michels – Ana Preis x Pedro Michels – Emanuel Preis x Helena Michels – NICOLAU PREIS (1868 Teresópolis e +1938 Forquilhinha) X AMÁLIA ARNS (1874 São Martinho e +1946 Forquilhinha) – Maria Preis x Nicolau Longen – Pedro Preis x Maria Heinzen – João Preis x Maria Hoepers – Isabel Preis x Bernardo Rohdius. 

Nicolau Preis e Amália Arns tiveram 15 filhos: Antônio, Leopoldo, Carlos (Frei Alberto), Julia, Adolfo, Helena, Maria, Ema, Paula, Arnoldo, Walter, Lino, Fridolino, Paulo e Marta.

O filho de Nicolau, Paulo Preis percorreu carreira política destacada. Foi Vereador e Prefeito de Criciúma, bem como, por duas Legislaturas Deputado Estadual de Santa Catarina.

EPOPÉIA TRANSOCEÂNICA. 

Com a vinda da Família Real de D. João VI para o Brasil em 1808, iniciou-se o intercâmbio com povos do Continente Europeu para colonização e industrialização da colônia Portuguesa, com destaque para levas de famílias oriundas de Portugal, Alemanha e Itália. Durante mais de 10 anos, Brasil foi Capital de Portugal. 

Da Alemanha, o primeiro grupo aportou no Brasil em 1825, e alojados no Vale dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Em 1828, oriundos de Mosela na Alemanha, chegaram na Província de Santa Catarina, através do Porto do Desterro, hoje Florianópolis. 

EPOPÉIA TERRA BRASILIS.

Inicialmente os alemães foram instalados precariamente em palhoças, em localidade que mais tarde seria denominada de município de Palhoça. Parte dos imigrantes foram para áreas agricultáveis de São Pedro de Alcântara, outros se estabeleceram ao longo do Rio Cubatão, em terras próximas ao hoje município de Santo Amaro da Imperatriz. Denominações relacionadas ao Império. 

A partir de 1870, alemães das comunidades de Rio dos Bugres e Vargem Grande, se estabeleceram na região que hoje forma o município de São Martinho. Lá estavam alemães oriundos da Westfália, totalmente integrados com desbravadores açoreanos, fundadores em conjunto dos hoje municípios de Gravatal, Armazém e pouco mais tarde de São Ludgero.

No fim do século XIX e início do século XX circulavam informações nas colônias alemãs, dando conta que mais ao sul, existência de planícies férteis da região denominada Vale do Rio Araranguá.

Assim, em 1912 deu-se o início da colonização alemã de Nova Veneza e principalmente de Forquilhinha. Nicolau Preis, o ora homenageado, transferiu residência para Forquilhinha em 1916.