InternetData CenterAssinante

Um texto instigante sobre o que é a pandemia e como se deve enfrentá-la

Texto atribuído a professor e virologista americano dá leveza ao assunto
Por Aderbal Machado Em 25/05/2020 às 20:37

Este texto é atribuído aRobert Rey Redfiel Jr., virologista respeitado mundialmente e co-descobridor, junto com Max Gallo, da transmissão heterosexual do HIV. Sua equipe de pesquisadores já obteve 600 milhões de dólares para pesquisas. Co-fundador do Instituto de Virologia Humana, trabalha na Universidade de Maryland e no governo dos USA.

Não dá para confirmar a autoria, mas basta uma leitura simples para se saber que coisa de leigo não é. É de especialista e não é fraco. Concordar ou discordar é de cada um.

1. Talvez tenhamos que morar com o C19 por meses ou anos. Não vamos negar ou entrar em pânico. Não vamos tornar nossas vidas inúteis. Vamos aprender a conviver com esse fato.

2. Você não pode destruir os vírus C19 que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água quente - você só vai ao banheiro com mais frequência.

3. Lavar as mãos e manter um distância física de dois metros é o melhor método para sua proteção.

4. Se você não tem um paciente C19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies da sua casa.

5. Cargas embaladas, bombas de gás, carrinhos de compras e caixas eletrônicos não causam infecção. Lave as mãos, viva sua vida como sempre.

6. C19 não é uma infecção alimentar. Está associado a gotas de infecção como a gripe. Não há risco demonstrado de que o C19 seja transmitido solicitando alimentos.

7. Você pode perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é apenas um sintoma inespecífico de C19.

8. Uma vez em casa, você não precisa trocar de roupa com urgência e tomar banho! Pureza é uma virtude, paranóia não é!

9. O vírus C19 não está no ar. Esta é uma infecção respiratória por gotículas que requer contato próximo.

10. O ar está limpo, você pode caminhar pelos jardins (apenas mantendo sua distância de proteção física), pelos parques.

11. É suficiente usar sabão normal contra C19, não sabão antibacteriano. Este é um vírus, não uma bactéria.

12. Você não precisa se preocupar com seus pedidos de comida. Mas você pode aquecer tudo no microondas, se desejar.

13. As chances de levar o C19 para casa com os sapatos são como ser atingido por um raio duas vezes por dia. Trabalho contra vírus há 20 anos - as infecções por gota não se espalham assim!

14. Você não pode ser protegido contra o vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre! Estes são para imunidade, não para cura.

15. Usar uma máscara por longos períodos interfere nos níveis de respiração e oxigênio. Use-o apenas na multidão.

16. Usar luvas também é uma má idéia; o vírus pode se acumular na luva e ser facilmente transmitido se você tocar em seu rosto. Melhor apenas lavar as mãos regularmente.

17. A imunidade é muito enfraquecida ao permanecer sempre em um ambiente estéril. Mesmo se você comer alimentos que aumentam a imunidade, saia regularmente de sua casa para qualquer parque / praia. A imunidade é aumentada pela exposição a patógenos, não por ficar em casa e consumir alimentos fritos / condimentados / açucarados e bebidas gaseificadas.

(Publiquei este texto no Facebook, com muitos acessos e compartilhamentos, muitos apoios e muitas críticas, inclusive acusação de ser fake news. Como notório, com ideologização, sempre na tentativa de reduzir o valor dos enunciados. De qualquer maneira, publico aqui para um debate maior e, quem sabe, contestações mais encorpadas do que simplesmente negar por negar)