InternetData CenterAssinante

PP e MDB confabulando em estratégia contra impeachment de Moisés

A razão das conversas é a possibilidade de dar oportunidade a inimigo maior
PP e MDB confabulando em estratégia contra impeachment de Moisés
Por Aderbal Machado Em 10/08/2020 às 11:50

A notícia circulante, segundo alguns colegas jornalistas com o privilégio de fontes florianopolitanas, é que MDB e PP estão se acumpliciando, com nojinho histórico - no entanto superado pelo quadro de um mal maior à vista no horizonte: a retomada do poder pelo PSD de Júlio Garcia, resumido na tentativa de aprovar o impeachment do governador Carlos Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr.

Afirma-se terem os líderes dos dois partidos vislumbrado a tentativa de, em saindo o governador e a vice, assumir Júlio Garcia, traçando vantagem para a eleição de 2020 com a caneta na mão. Por isso MDB e PP,  mantendo distância "social", se uniriam em plenário e derrubariam a intenção. União de água e óleo.

Só PP e MDB são 12 deputados. Paulinha, do PDT, é voto garantido contra o impeachment e a busca seria apenas por mais um voto. Há clara dissonância em relação ao assunto na Assembleia. Nos demais 27 votos inexiste unanimidade, exceto nas bancadas de tradicional oposição. Mesmo assim não quererão, a nosso ver, abrir um precedente histórico. No futuro o canhão pode se virar contra eles e terão que mostrar coerência.

O processo, suspenso por liminar judicial, poderá até continuar, mas tanto neste ano, quando haveria nova eleição ou ano que vem, com eleição por via indireta (preferência dos renhidos inimigos de Moisés), facilitando a vida dos golpistas de ocasião, não passará - esta é a impressão clara deixada pela movimentação dos partidos com  bancadas expressivas (e o governador precisa apenas de quatorze votos para escapar). Golpistas? Sim, golpistas. O processo em andamento é carente de mais conteúdo motivador. É fraco. E prenhe de falhas.

Babaram feio ao incluir a vice-governadora, demonstrando a intenção de um golpe puro e simples. E descobriram que o jogo é mais pesado do que supunham.