InternetData CenterAssinante

Mulheres chegam forte à Câmara em Criciúma e Florianópolis: sai de baixo

O povo precisa ser mais assertivo nas cobranças, comparecer mais, exigir mais
Mulheres chegam forte à Câmara em Criciúma e Florianópolis: sai de baixo
Por Aderbal Machado Em 17/11/2020 às 09:53

Votado está, eleitos estão. A maioria decidiu. Em fevereiro, iniciam os mandatos legislativos. E começa a temporada de queixas da atuação de vereadores. Aconteceu antes, acontece agora e acontecerá depois. Até a próxima eleição, quando o eleitorado, majoritariamente, escolherá os mesmos, em maioria. Assim ocorre com presidente, governador e prefeito. A verdade é que o povo precisa aprender ou acostumar a cobrar mais, não apenas gargantear nas mídias sociais e só episodicamente, quando o problema o atinge diretamente, quando a água bate no traseiro. Ir às sessões da Câmara, por exemplo, quando assuntos de importância estiverem sendo discutidos ou quando projetos vitais estiverem sendo votados. Não apenas as corporações diretamente interessadas, mas o povo mesmo, pois os reflexos das aprovações recaem sobre todos e para todo o sempre. Este é o conselho correto, mas talvez o mais inútil de todos: o povo não confere diretamente a atuação de vereadores, por exemplo, que são os mais acessíveis e diretamente pressionáveis. As reclamações e críticas só surgem depois da aprovação, quando os fatos estão consumados.

Falo genericamente, mas sei que em alguns municípios o eleitor e o cidadão como um todo é cobrador e vai pra cima mesmo. Isso é, todavia, uma raridade republicana. 

No caso de Criciúma, um fato notável, a propósito do tema eleição: escolhidas para o legislativo três mulheres. Combina bem com a mesma reação do eleitorado feminino em Florianópolis, a cuja Câmara mandaram cinco vereadoras. 

Bom sinal. Nem tudo está perdido. Espera-se agora a ação dessas mulheres vereadoras de modo a justificar a excelente performance eleitoral. Eu acredito no melhor, sinceramente. Sou fã de mulheres na política e no trabalho. São valentes e determinadas. E sai de baixo quando querem e lutam por algo. Parabéns às eleitas.